Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra quer proporcionar uma maior oferta de programas de voluntariado

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-08-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião da passada segunda-feira, a celebração de um protocolo de colaboração com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social para o funcionamento do Banco Local de Voluntariado (BLV) de Coimbra. O objetivo passa pela alteração da metodologia na operacionalização do BLV, de forma a otimizar o seu funcionamento, facilitando o contacto entre os voluntários e as entidades recetoras, proporcionando uma maior oferta de programas de voluntariado, o acesso a formação gratuita, bem como o acesso ao portal de ofertas de voluntariado.

PUBLICIDADE

O Banco de Voluntariado da Câmara Municipal é um projeto que promove a procura e a oferta de voluntariado no concelho, disponibilizando informação e encaminhamento dos voluntários para as entidades promotoras protocoladas. O projeto, que teve, até à data, 2755 voluntários inscritos, distribuídos por cerca de 54 entidades, visa promover, valorizar e qualificar o voluntariado, bem como criar condições concretas para o seu exercício. A autarquia tem procurado, assim, que os cidadãos tenham oportunidade de participar em atividades comunitárias e projetos de diferentes entidades, promovendo a cidadania e a consciência coletiva dos problemas sociais mais importantes do concelho.

Estas atividades estiveram suspensas durante o período mais complicado da pandemia e, no novo contexto de desconfinamento, considerou-se ser o momento adequado para dar uma nova dinâmica ao BLV.

PUBLICIDADE

publicidade

É, neste contexto, que surge a colaboração entre a CM Coimbra e a CASES. A autarquia compromete-se, assim, a disponibilizar um espaço para o funcionamento do BLV, a afetar os recursos humanos necessários ao seu bom funcionamento, a assegurar um horário de funcionamento para atendimento ao público e promover a sua divulgação. Já a CASES compromete-se a prestar o apoio técnico necessário à constituição do BLV, disponibilizar as ferramentas de trabalhos necessárias à instalação e funcionamento do BLV, colaborar na organização de sessões de sensibilização das comunidades para a prática de voluntariado e formação geral dos voluntários e dos técnicos e coordenadores das organizações promotoras.

A celebração deste protocolo com a CASES permite, ainda, à CM Coimbra reduzir os custos com o projeto, nomeadamente pelo tempo de afetação de recursos humanos e redução de despesas administrativas.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com