Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

Coimbra quer “generalização” do acesso à cultura com comemorações do 25 de Abril

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-04-2014

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai comemorar o 25 de Abril, com 15 eventos culturais e desportivos, que se realizam entre 12 de abril e 02 de maio, com vista a enaltecer “a generalização do acesso à cultura e à prática desportiva”.

PUBLICIDADE

Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, considerou “importante homenagear todos os que viveram e lutaram para que se conquistasse a liberdade”, salientando que a principal obra “do 25 de Abril é o Estado Social, que hoje sofre ameaças e que interessa consolidar”.

No dia 25 de Abril será realizada uma sessão solene no salão nobre do município, que vai contar com uma intervenção do presidente da câmara e das diferentes forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Coimbra, referiu, durante a apresentação do programa.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda naquele dia, irá ocorrer a “Feira das Associações”, em diversos espaços da baixa de Coimbra, com “venda de produtos, gastronomia, atuações musicais e performances teatrais”, avançou Manuel Machado.

No dia 24, a CMC promove o debate “Histórias da História do 25 de Abril”, na Casa Municipal da Cultura, com a presença do presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, o fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut, o membro do Bloco de Esquerda António Rodrigues, o militante do PCP Manuel Louzã Henriques, a antiga vereadora na Câmara pelo PS, Teresa Portugal, e Jaime Ramos, militante do PSD e porta-voz do movimento cívico em defesa do Metro Mondego.

PUBLICIDADE

Durante as comemorações, será realizada uma exposição na Casa Museu Miguel Torga, com uma seleção de obras e documentos do escritor, entre os quais um poema escrito na cadeia do Aljube, durante o Estado Novo.

Outras duas exposições constam do programa de comemorações, uma com trabalhos e fotografias de alunos em torno do tema “Liberdade” e outra sobre “fotografias murais do PREC [Processo Revolucionário em Curso]”, disponibilizadas pelo Centro de Documentação 25 de Abril.

Ainda no plano cultural, a 22 de abril será apresentada por António Arnaut a obra “Antologia de poesia País de Abril”, de Manuel Alegre, e a 02 de maio Rui Bebiano, diretor do Centro de Documentação 25 de Abril, apresentará uma palestra em que se pretende refletir “a deriva da revolução cultural do 25 de Abril”, disse o autarca.

Entre 22 e 23 de abril, a Casa da Esquina apresenta a peça “Occupy – Teatro Sem Cortes”, em que se procura debater “a passividade dos cidadãos relativamente aos acontecimentos atuais”.

No âmbito desportivo, estão integradas no programa da CMC a Liga Internacional de Clubes Luso-Galega de judo, a final da Taça de Portugal de Voleibol, o “Torneio da Liberdade” para crianças entre os 7 e os 10 anos, o Torneio de Rugby Cidade de Coimbra, o Torneio Ticha Penicheiro e a “The Color Run.

Manuel Machado afirmou, ainda, que a Associação Nacional de Municípios irá “comemorar pela primeira vez o 25 de Abril”, com uma sessão na sede da associação, a 24 de abril, que contará com a presença do historiador Amadeu Carvalho Homem e Mota Amaral, antigo deputado da ala liberal da União Nacional, durante o Estado Novo.

JYGA // JLG

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com