Somos Coimbra quer criar museu que conte a história da cidade

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-09-2017

O candidato à Câmara de Coimbra pelo movimento Somos Coimbra, José Manuel Silva, defendeu hoje a criação de um museu que conte a história da cidade, criticando o executivo pela ausência de uma política de turismo para o concelho.

PUBLICIDADE

igreja santa cruz

“Coimbra é a única cidade Património Mundial que não tem um museu para contar a sua História. Não tem um Coimbra ‘Story Center'”, notou José Manuel Silva, que falava à agência Lusa antes de uma caravana da candidatura percorrer a cidade.

PUBLICIDADE

Para o candidato pelo movimento independente Somos Coimbra, é necessário criar “um centro interpretativo de Coimbra, que não existe”, podendo para o efeito ser utilizado o Convento São Francisco, o edifício da Estação Nova ou o edifício do antigo hospital real, localizado na Praça Velha.

“Como é possível, em quatro anos, não termos um museu interpretativo de Coimbra?”, questionou José Manuel Silva, considerando que o crescimento de turismo na cidade se deve à força do turismo a nível nacional e ao facto de a cidade ter sido classificada como Património Mundial.

PUBLICIDADE

publicidade

Os indicadores, constatou, “melhoraram, mas não foi por ação da Câmara”.

Segundo o candidato independente, “não existe uma política de turismo da Câmara” e “o imenso trabalho feito foi completamente fechado nas gavetas”.

José Manuel Silva propõe a criação de um parque próprio para os autocarros que transportam turistas, para não se transformar a Universidade de Coimbra num “parque de estacionamento”, mas também um maior diálogo entre todos os agentes envolvidos.

A autarquia tem de “começar por dialogar com a universidade, coisa que eu sei, como calcula [o irmão do candidato é reitor da instituição], que a Câmara não faz”, frisou, realçando ainda a importância de criar um centro de acolhimento de turistas e operadores turísticos na Baixa da cidade, para haver um local onde se possam vender “produtos regionais”.

Um maior diálogo com os concelhos limítrofes, a valorização de património da cidade como os colégios da Rua da Sofia, assim como um roteiro religioso aproveitando o facto de ter sido em Coimbra que “Santo António se fez franciscano” são outras das propostas do movimento.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE