Coimbra

Coimbra quer aumentar recolha de monos e utilização do serviço municipal gratuito

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-10-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra quer melhorar a recolha de monos e aumentar a utilização por parte da população do serviço municipal gratuito e, para tal, iniciou hoje uma campanha de sensibilização com o mote “Não abandones os resíduos volumosos na rua”. A campanha foi apresentada esta manhã, dia 03 de outubro, em conferência de imprensa, no Algar, local de funcionamento da Divisão de Saúde e Ambiente (DSA) da CM de Coimbra, com a presença do vereador do Ambiente, Carlos Matias Lopes, do adjunto da vereação, António Martins, e de Inês Carvalho, da DSA da CM de Coimbra. 

PUBLICIDADE

Com um cenário de monos recentemente recolhidos pela DSA da CM de Coimbra de fundo, o vereador do Ambiente, Carlos Matias Lopes, começou a conferência de imprensa a salientar que é fundamental o papel sensibilizador da autarquia para a temática ambiental e, neste caso específico, para a recolha de resíduos de grande dimensão, vulgarmente designados como monos. 

Com o mote “Não abandone os resíduos volumosos na rua”, a CM de Coimbra, através da atual Divisão de Saúde e Ambiente, disponibiliza à população um serviço gratuito de recolha de monos, com necessidade de agendamento prévio. O contacto preferencial para agendar a recolha deve ser feito através do número 239 802 070, a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Para além deste horário fica também disponível o contacto através do e-mail ambiente@cm-coimbra.pt. Importa sublinhar que a recolha gratuita se aplica a pequenas quantidades, pois os grandes volumes poderão ser sujeitos ao regulamento de preços e taxas municipais, pelo que é fundamental o contacto prévio para avaliar as condições de recolha. 

PUBLICIDADE

publicidade

Os monos são recolhidos de acordo com a sua tipologia e devem ser colocados em local a combinar no dia do levantamento. À terça-feira são carregados resíduos verdes e lenhosos, madeiras (móveis, tábuas, etc.); à quarta-feira recolhem-se colchões, carpetes, sofás, louças sanitárias, objetos em plástico rígido, etc.; e às quinta-feira são recolhidos eletrodomésticos, equipamento informático, lâmpadas, objetos metálicos, etc.

Para potenciar esta recolha, a CM de Coimbra inicia assim uma forte campanha de sensibilização multicanal, com a utilização de meios internos e canais externos, que se vai desenrolar nos próximos meses e que vai ser também aliada a outras campanhas paralelas na área dos resíduos. 

PUBLICIDADE

Como foi alertado na conferência de imprensa, muitos dos resíduos têm um forte potencial de reutilização, assim como de integrar circuitos de reciclagem de materiais, evitando-se o consumo de matérias-primas, minimizando a entrega de resíduos em aterro e promovendo atividades de economia circular e sustentabilidade; daí que seja fundamental a sua recolha dedicada.

Nesse sentido, a autarquia irá fazer um esforço para melhorar os meios de apoio à recolha dos monos atualmente efetuada pela Divisão de Saúde e Ambiente, estando ainda em análise a hipótese de criar um Ecocentro onde os munícipes possam entregar resíduos volumosos, tanto durante a semana como ao fim-de-semana.

Importa sublinhar que, apesar deste serviço específico de recolha de resíduos de grande dimensão, Coimbra regista uma taxa de utilização pela população – embora em crescendo nos últimos dez anos – ainda considerada baixa, verificando-se muitas situações de abandono destes resíduos na via pública. Em 2021, foram feitos 5.288 pedidos dos quais foram atendidos 70%. Até agosto de 2022, foram feitos 3.334 pedidos, mantendo-se a taxa de atendimento de 70%, ainda que, em alguns dos dias, se tenha verificado um aumento no número de recolhas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE