Coimbra

Coimbra queixa-se à Anacom de “deficiente serviço de cobertura de internet”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-02-2021

A Câmara de Coimbra vai reclamar à Autoridade Nacional de Comunicação (Anacom) o “deficiente serviço de cobertura de internet” em algumas freguesias do concelho, disse hoje o município liderado por Manuel Machado.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, pode ler-se que o presidente da Câmara “mostra-se preocupado com o deficiente serviço de cobertura de Internet em algumas freguesias do concelho, no atual contexto em que as comunicações digitais assumem particular relevância no teletrabalho e no ensino à distância”.

PUBLICIDADE

“O autarca reuniu hoje com o presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Santos, que deu conta de que a instalação da fibra ótica por parte da Altice, em agosto passado, não foi concluída e que o serviço de Internet por ADSL tem apresentado diversas limitações. As autarquias vão voltar a reclamar à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), entidade que tem a competência de fiscalizar o cumprimento da lei neste setor”, especifica aquela nota de imprensa.

O presidente da Câmara de Coimbra diz, naquela informação enviada pelo município, que é “lamentável que as operadoras não garantam a cobertura de Internet adequada e com qualidade suficiente para responder às necessidades da população”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não é aceitável que por esta razão existam cidadãos prejudicados no seu trabalho ou na educação”, salienta Manuel Machado.

Em abril de 2020, na primeira vaga da pandemia, as autarquias já tinha encetado contactos com as operadores e a situação da freguesia de Ceira foi exposta à Anacom.

No entanto, de acordo com o autarca daquela freguesia, Fernando Santos, “há ruas onde algumas casas têm fibra ótica e a casa do lado já não tem”.

“As autarquias vão enviar à Anacom uma reclamação para que se possa resolver este problema com as operadoras e não causar mais desigualdades, pois as operadoras, diz Machado, ‘não estão a cumprir a legislação e os contratos de prestação deste serviço público’”.

A Câmara de Coimbra, no terceiro período de 2019/20, “disponibilizou equipamentos informáticos (internet e tablets) aos alunos que deles necessitam, de forma a assegurar igualdade de oportunidades no acesso à educação”.

“Neste momento, passados 10 meses, a autarquia tem mais de 1.300 equipamentos cedidos, a título de empréstimo, e prepara-se para adquirir mais 1.150 equipamentos (internet e computadores portáteis) para fazer face a eventuais necessidades. A CM Coimbra disponibiliza gratuitamente ainda uma plataforma online de apoio ao ensino à distância, a E@D.Coimbra, a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público do concelho”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE