Cidade

Coimbra: Quase 300 internados obrigam CHUC a recorrer a mais unidades privadas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-01-2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra reconhece “dificuldades na capacidade de internamento” e, desde o início do ano já aumentou, em mais de 100 as camas disponíveis. Regista hoje o internamento de 294 doentes com covid-19 internados em enfermaria, para uma lotação de 305 camas, e 50 doentes críticos em Unidades de Cuidados Intensivos,  para uma lotação de 55, disse ao Notícias de Coimbra o gabinete de comunicação.

PUBLICIDADE

A “afluência ao serviço de urgência mantém-se dentro do normal para a época” mas a “grande dificuldade é a capacidade de internamento para os doentes que necessitam de ficar internados. Tanto no pólo Hospital Geral (Covões) como no pólo HUC (Celas), todos os doentes estão a ser observados dentro dos tempos recomendados pela triagem de Manchester. “

PUBLICIDADE

Para além das três unidades externas já divulgadas como apoio de internamento a doentes covid-19 dos hospitais de Coimbra, o CHUC revela que está a recorrer “unidades privadas de saúde em Coimbra, como é o caso do Hospital da Luz. O presidente do Conselho de administração disse no inicio do ano que a capacidade é ajustável mas não é elástica.

A Região de Coimbra viu hoje um grande aumento no contágio da covid-19, através do crescimento do número de novos casos de infeção, o que já reflete o período de levantamento de restrições no Natal, porque o período incubação do vírus ronda os cinco a dez dias. Os hospitais tem vindo a aumentar a capacidade de resposta, mas a pandemia continua a alastrar de forma incontrolável. Coimbra é um dos municípios onde quase duplicaram os casos de covid-19, só até à passada terça-feira, dia 12. Não foram divulgados dados posteriores por concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE