Coimbra

Coimbra: PS acusa José Manuel Silva de conhecer ilegalidades nos SMTUC antes de todos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-03-2021

O vice-presidente da Câmara de Coimbra acusou hoje o vereador do movimento independente Somos Coimbra de conhecer antes dos vereadores socialistas as ligações familiares da empresa contratada pelos SMUTC, que levaram à demissão do vereador Jorge Alves.

PUBLICIDADE

“Neste caso em concreto ninguém fingiu que não estava a ver” disse Carlos Cidade que questionou se existe, por parte do PSD,  “vontade de apagar história do PSD [na Câmara de Coimbra] com esta situação.” Referiu que “em 2011 se falava de desvio de bilhetes e em 2013 da privatização dos transportes”.

“Nesses tempos, José Manuel Silva não queria saber de Coimbra” recordou e, com ênfase na voz, confrontou o vereador independente – que se perfila para ser candidato do PSD à Câmara – com uma fotografia em que pousava juntamente com “um autarca condenado que mete justiça e prevaricação “. Questionou com ironia se aquela foto significava que sabia do crime. Carlos Cidade aludia às acusações que o os vereadores do PS e da CDU conheciam as ligaçoes familiares da empresa que visitaram em 2017 no IPN.

PUBLICIDADE

Esta imagem, de Manuel Machado com os donos da empresa contratada pelos SMTUC que pertence ao filho do ex-vereador Jorge Alves, foi divulgada pela autarquia em 2017.

“Depois do que aqui foi dito só há uma suspeita: é o único nesta sala que sabia do que se estava a passar ao contrário de todos nós.” acusa Carlos Cidade, na reunião do executivo que está hoje a decorrer nos Paços do Município, em Coimbra.

Intervenção de Carlos Cidade, vice-presidente da Câmara de Coimbra:

PUBLICIDADE

publicidade

Meus caros vereadores,

No meu percurso político e nomeadamente de política autárquica, depois de estar desse lado, do lado da oposição em nenhum momento o PS jogou o jogo da difamação gratuita.

Fiquei pasmado de o ver do lado do PSD, será que há alguma vontade de apagar a vossa história com esta situação?

Que eu me recorde em 2011, falávamos de mais de várias centenas de milhar de euros desviados em dinheiros de bilhetes??

Em 2013 falávamos de privatizações dos transportes públicos?? Pelo meio falámos de quantos casos já julgados de acusação de corrupção?

Alguma vez o PSD veio pedir a demissão de um qualquer administrador?

Alguma vez o PSD demonstrou indignação com a incompetência de uma gestão que servia apenas para desmantelar os SMTUC?

Alguma vez o PSD andou aí a pedir responsabilidades ao Manuel Rebanda, ao vereador Paulo Leitão? Ao Vereador Orvalho? Ao Dr. Carlos Encarnação? Ao Dr. João Paulo Barbosa de Melo?

Misturam alhos com bugalhos porquê? Para apagar o Passado?? Onde estava por exemplo o Presidente da Junta de Almedina à época nesses tempos…

Nós sabemos que o José Manuel Silva nesses tempos nem uma palavra tinha a dizer sobre Coimbra, quanto mais sobre atos ilícitos e estratégias de privatização dos SMTUC, mas compreende-se nunca quis saber de Coimbra, a não ser falar  da Aldeia do Medico que foi incapaz de concretizar, até lhe cheirar a proveito…aí quer saber e acusar, mas nessa altura…zero… Mas o PSD?? Por favor, tenham decoro…

Neste caso ninguém fingiu que nada aconteceu, como vocês? A atuação do nosso Presidente foi imediata, chamámos as dúvidas à mesa e colocámos a investigação nas mãos de quem de direito! Assumimos a necessidade de transparência junto das autoridades competentes e assim o fizemos. Não há aqui conivências nem incompetências, bem pelo contrário. Há seriedade e vontade de cumprir com a ética republicana, com o sentido de serviço público e assim continuamos.

Não preciso de defender ninguém, nem a Regina, nem o Queirós, nem ninguém, sabem porquê? Porque são vocês que atacam quem agiu com seriedade e transparência perante esta situação. Quem agiu sem rodeios. Não são vocês que nunca tiveram esta atitude no passado em situações tão mais graves e ainda em curso com consequências judiciais.

Por favor… haja, respeito, visitámos o IPN (como já o fizemos várias vezes), e visitámos várias empresas, e vocês vêm abanar uma ideia de compadrios? Por causa de uma foto com a Prof. Teresa Mendes a visitar start ups e projetos? Que raio de postura é esta de acusação gratuita?

Decidiram adotar o estilo do Chega e embrulhar tudo no mesmo saco, mesmo que isso seja só o oposto da vida cívica. Terças e quintas estamos longes das empresas, ás segundas e quartas estamos demasiado próximos delas…

E agora vou-lhe dizer uma coisa!

O senhor está numa foto ao lado de um Autarca que está acusado formalmente pela justiça pelo crime prevaricação! 

De certeza que sabia, e por isso terá sido cooperante? Pergunto eu!

Seria ridículo que o acabei de lhe dizer fosse a sério!

Linchamentos na praça pública ou justiceiros sem respeitar o Estado de Direito, são coisas de outros tempos, em que a vida humana não era respeitada nem o próprio direito à vida, você corresponde a esse tipo de gente, que não respeita nada, nem ninguém!

Mas agora e mesmo a sério, depois do que tem vindo a público e o que aqui hoje foi dito, só há uma suspeita é que o senhor é o único nesta sala que pelos vistos sabia há muito do que estava em causa, ao contrário de todos nós!

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE