Cidade

Coimbra proporciona habitação a oito famílias com baixos recursos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-12-2016

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, sete contratos de arrendamento e um de comodato que permitem alojar um total de 16 pessoas com baixos recursos.

PUBLICIDADE

unnamed

No caso dos arrendamentos, trata-se de um T1, dois T2 e quatro T3 situados nos bairros da Rosa, Fonte da Talha e Ingote e nas ruas Direita e Verde Pinho. As rendas apoiadas a pagar oscilam entre os 4,19 euros por um T2 e os 80,09 euros por um T3. Os contratos são válidos por dez anos, renováveis.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi também assinado um contrato de comodato, gratuito, para um quarto, numa habitação T3 no Bairro da Rosa. A contraente tem direito a partilhar, com a outra contraente, a casa de banho, cozinha, arrumo e sala de estar. Trata-se de um modelo encontrado pela autarquia para resolver situações sociais urgentes, proporcionando um alojamento temporário e gratuito a quem se encontra numa situação de desemprego de longa duração.

Estes comodatos revestem-se de particular importância, pois permitem que, neste caso, uma pessoa sem capacidade económica para arrendar habitação no mercado privado, sem emprego e sem apoio familiar, possa ter acesso a um alojamento temporário gratuito pelo período de um ano.

PUBLICIDADE

Acompanhado de Francisco Queirós, vereador da CMC responsável pelo pelouro da Habitação, Manuel Machado desejou felicidades às pessoas que hoje receberam a chave de um novo apartamento. “Bom Natal para vocês todos, boas festas, boa saúde e longa vida para usufruírem das novas habitações”, afirmou.

A cedência temporária e o arrendamento de habitações a custos controlados inscrevem-se na política solidária que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia e que visa o combate à pobreza e exclusão social através da promoção do acesso à habitação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE