Cidade

Coimbra promove Festival de Cerveja Artesanal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-05-2019

Brew! Coimbra – Festival da Cultura e das Novas Tendências Cervejeiras foi apresentado esta terça-feira, dia 28 de maio, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Brew! Coimbra – Festival da Cultura e das Novas Tendências Cervejeiras, realiza-se  entre 13 e 15 de setembro de 2019, no estacionamento do Exploratório, contando com mais de 15 cervejeiras e 1oo  estilos de cerveja.

Apresentaram o festival João Claro, pelo Brew! Coimbra, e Pedro Baptista, pela Praxis.

PUBLICIDADE

Na conferência de imprensa desta terça-feira também participaram parceiros do evento como  Paulo Trincão, diretor do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra e Carvalho Santos e Miguel Correia, administradores da empresa municipal Águas de Coimbra.

Brew! Coimbra pretende colocar a cidade “na rota da revolução das cervejas artesanais, alicerçado no património histórico cervejeiro existente na cidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os promotores do evento prometem “uma experiência monumental que irá potenciar a visibilidade e a atratividade aos mais de 10.000 participantes para novas experiências e para um envolvimento mais forte com a matriz cultural, gastronómica e económica da região”..

A iniciativa, que contará um forte cariz educacional com um enfoque na área da saúde, revela-se assim da maior importância para o desenvolvimento e promoção da Região Centro, conseguindo aliar as atividades cervejeira, gastronómica, hoteleira, cultural e turística. 

Veja o vídeo do Direto NDC:

Em Portugal, existe uma marca de cerveja artesanal para cada 60 mil habitantes, representando entre 5 a 8% da quota de mercado.

O Património Cervejeiro de Coimbra, surgiu no início do século XX com o aparecimento das cervejas Onyx e Topázio, no coração da cidade.

Nos anos 80, a Topázio era já a cerveja de eleição dos estudantes, fazendo parte da vida académica e integrando o quotidiano dos conimbricenses.

A partir daí, a história da cerveja em Coimbra confunde-se com a própria história da cerveja em Portugal, conservando as suas caraterísticas únicas, que a tornaram reconhecida por todos os que passaram pela cidade.

Nos anos 90, a Praxis decidiu recuperar um dos “ex-libris” da cidade devolvendo este património aos seus habitantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE