Coimbra

Coimbra: Programa municipal de apoio à cultura segue para consulta pública (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 19-12-2022

O regulamento do Programa Municipal de Apoio ao Ecossistema Cultural de Coimbra vai seguir para consulta pública, depois de ter sido aprovado, esta segunda-feira, na reunião do executivo.

PUBLICIDADE

O documento não mereceu a aprovação dos vereadores do PS e da CDU, uma vez que, como explicaram nas suas declarações de voto, entendem que não reunia as condições para ser apreciado na reunião de hoje, levantando ainda um “conjunto de preocupações”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, explicou que o novo regulamento pretende colmatar “algumas lacunas” que o anterior denunciava em alguns setores, áreas que, no seu entender, “é possível melhorar, adaptando-o à realidade atual”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o autarca, o documento foi “amplamente discutido” e está “devidamente fundamentado”. Admite que pode não ser “um regulamento perfeito” mas assenta na experiência dos anteriores, apostando numa estratégia que procura “definir prioridades e aprimorar os critérios de apoio ao financiamento, separando as entidades mediante as suas especificidades”.

José Manuel Silva considera que o documento abre novas possibilidades às associações culturais, podendo ser reformulado para se adaptar de forma a permitir que possam concretizar os “seus sonhos, os seus objetivos e o seu trabalho”.

PUBLICIDADE

O regulamento conta já com “algumas dezenas de contributos” dos membros do Conselho Municipal da Cultura mas outros são agora bem vindos durante o período da consulta pública.

A vereadora socialista Carina Gomes entende que este regulamento levanta “um conjunto de preocupações” e que “o projeto enferma de várias maleitas que acabarão por prejudicar as instituições”. Considera que “assenta nas estruturas profissionais, deixando de fora o resto”.

O vereador da CDU também votou contra, uma vez que entende que “o projeto não reúne as condições necessárias” para ser apreciado na reunião desta segunda-feira.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE