Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra procura reverter tendência de abandono do património histórico

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-09-2019

 

O executivo da Câmara Municipal  de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, a proposta final de candidatura do projeto de regeneração urbana dos centros históricos das cidades ‘Connecting Culture’ (inicialmente, apelidado ‘Culturvation’) ao Programa ao Horizonte .

PUBLICIDADE

A proposta já foi a reunião de Câmara, em fevereiro passado, quando o IPN dirigiu um convite à CM Coimbra para integrar o consórcio constituído por incubadoras, autarquias e universidades europeias – e liderado pelo Trinity College, de Dublin – para a candidatura do ‘Connecting Culture’ ao programa Horizonte 2020, que está dotado de 77 milhões de euros para apoiar a inovação entre 2014 e 2020. O consórcio europeu é constituído por parceiros da Irlanda, Portugal, Geórgia, Reino Unido, Espanha, Polónia, Roménia, Itália, Bélgica, Suécia e Bielorrússia. Já o consórcio regional, composto pela CM Coimbra, o IPN e o CES, concluiu agora a proposta final de candidatura, já com todas as ações aprovadas e a respetiva necessidade de Recursos Humanos afetos ao projeto. 

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo do ‘Connecting Culture’ passa, pois, por transformar os centros históricos das cidades em centros de empreendedorismo, criatividade e inovação, criando novos estilos de vida e locais de integração sociocultural, através do desenvolvimento de setores criativos, tecnologias digitais, economias de partilha e inovação social. Um projeto que tem, assim, interesse para a autarquia, já que possibilita o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre parceiros, a réplica de modelos bem-sucedidos, a criação de sinergias com vista a alcançar objetivos comuns e a aquisição de ferramentas elementares para lidar com problemas como a desertificação dos centros históricos, a gentrificação e a alteração de dinâmicas nestas zonas dos centros das cidades, que afetam as populações locais e dificultam a sua permanência.

O ‘Connecting Culture’ procura reverter a tendência de abandono do património histórico; criar novas e comprovadas soluções para a regeneração social e económica dos centros históricos europeus, com enfoque no bem-estar, na qualidade de vida, na coesão social e na integração; impulsionar a inovação cultural, a criatividade, o empreendedorismo e a reindustrialização ligeira; e promover a colaboração entre setores, a criação de emprego em setores culturais e criativos e a inovação produtiva ligada aos centros históricos.  

PUBLICIDADE

As ações previstas no âmbito deste projeto para Coimbra são muitas e variadas. Desde organização de tertúlias sobre a temática, à repescagem de projetos do Orçamento Participativo, passando pela promoção da marca Coimbra, sempre em alinhamento com a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027. O orçamento global para a participação neste projeto está estimado em 119.303 mil euros, financiado em 100% pelo Horizonte 2020. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com