Coimbra

Coimbra: Prevenção de lesões musculoesqueléticas em destaque no 2º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-06-2020

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, amanhã (dia 26 de junho), em formato virtual (através da plataforma Zoom), o 2º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho, iniciativa que tem a colaboração da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA).

PUBLICIDADE

Subordinado ao tema “Enfermagem do trabalho: prevenção de lesões musculoesqueléticas”, o congresso, que conta com as intervenções de especialistas das três escolas portuguesas e de duas instituições do país vizinho, suscitou a adesão de mais de 200 profissionais, de vários países, e a apresentação de cerca de uma centena de
comunicações orais.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a sessão de abertura (às 10h15), com as presenças asseguradas de Aida Cruz Mendes (Presidente da ESEnfC), Paulo Queirós (presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC) e José Hermínio Gomes (coordenador do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho ministrado na ESEnfC), seguem-se (a
partir das 11h00) quatro comunicações relacionadas com a prevenção deste tipo de lesões.

Helena Loureiro (professora da ESSUA) falará sobre os cuidados para evitar lesões musculoesqueléticas em contexto de cuidados de saúde primários, enquanto Arménio Cruz (ESEnfC) apresentará os contributos de alguns programas de exercício físico na prevenção de queixas relativas aos músculos e ao esqueleto.

PUBLICIDADE

Já os enfermeiros Costa Gomes e Carlos Margato, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), desvendarão a experiência do serviço onde exercem atividade, em matéria de evitamento deste tipo de danos nos ambientes laborais.
Ainda no período da manhã, Manuela Pinto (Serviço de Saúde Ocupacional da Administração Regional de Saúde do Centro/ACES Baixo Mondego) dissertará sobre o papel do enfermeiro do trabalho junto dos trabalhadores migrantes.

No painel da tarde (com início às 15h00), serão proferidas as comunicações “Adherencia a la dieta mediterránea y su impacto sobre el riesgo cardiovascular: estudio longitudinal en población trabajadora” (por Manuel Romero Saldaña, da Universidade de Córdova), “Ser mujer, inmigrante y trabajadora. Como afecta a la
salud?” (por Rocío de Diego Cordero, da Universidade de Sevilha) e “Programas de prevenção das lesões musculoesqueléticas para a promoção de um trabalho decente para todos” (por Margarida Abreu, da ESEP).

No final do evento, serão entregues os prémios às melhores comunicações orais e em formato de póster, seguindo-se a passagem de testemunho para a organização do 3º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho em 2021, pela ESEP.

O 2º Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Ocupacional vai ao encontro dos desígnios da campanha de prevenção de lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho, traçada, para o triénio 2020-2022, pela Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA).

Este encontro científico tem, ainda, em conta «a investigação e os desafios emergentes da prática clínica no âmbito do desenvolvimento da Enfermagem do Trabalho», propiciando «a partilha de boas práticas» e o desenvolvimento de «ambientes de trabalho saudáveis e promotores de saúde das comunidades laborais», lê-se no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/icohn2020

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE