Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Coimbra preparou “PicNic com saúde” para aproximar cidadãos da ciência (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-07-2022

Promovido pelo Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o “PicNic com Saúde” juntou, ao longo de todo o dia de hoje, ciência, saúde, música, debates e diversão num só espaço. O Polo das Ciências da Saúde abriu-se a todos, transformando-se num espaço de lazer e troca de conhecimento. 

PUBLICIDADE

“Promover estilos de vida saudáveis e aproximar os cidadãos da ciência, fomentando a literacia em saúde, foi o objetivo da 1ª Edição do “PicNic com Saúde”, explicou ao Notícias de Coimbra Carlos Robalo Cordeiro, diretor da FMUC.

A ideia surgiu há cerca de dois meses com a intenção de abrir as portas à população com um programa que inclui tertúlias, música, exposições e uma interativa mostra de ciência, entre muitas outras atividades gratuitas, referiu o mentor da iniciativa, Henrique Girão, diretor do iCBR. 

PUBLICIDADE

publicidade

Com mantas e chapéus de sol na relva, rodeados por barraquinhas de comes e bebes, mas também de diversas instituições, o espaço exterior do Polo das Ciências da Saúde transformou-se num autêntico jardim. “Não fosse o calor extremo e com certeza teríamos ainda mais participantes”, acredita Robalo Cordeiro, revelando que há muito desejava ver aquele espaço exterior utilizado. 

Durante o dia, foi realizado um ciclo de tertúlias. De manhã, debateu-se “Uma Sociedade mais Inclusiva”, encontro que contou com a presença de José António Bandeirinha, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (UC) e investigador do Centro de Estudos Sociais,  Ângela Freitas, investigadora do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde e Helena Albuquerque, presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra. Ao início da tarde, o segundo momento de tertúlia foi dedicado a ‘Uma Sociedade mais Saudável’, uma discussão que contou com a participação de Maria João Vidigal, professora da FMUC e médica cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Lúcio Meneses de Almeida, médico especialista em Saúde Pública. O debate por ‘Uma Sociedade mais sustentável’, com a participação de Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da FMUC, e Helena Freitas, professora na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, encerrou o trio de tertúlias. 

PUBLICIDADE

“A ideia foi abrir a instituição à sociedade, dar-nos o nosso contributo para termos uma sociedade mais informada e mais atenta e achámos que seria também uma boa oportunidade para mostrar aquilo que fazemos”, adiantou Henrique Girão, afirmando que o evento “apesar do calor, superou as expetativas” e será para repetir. 

Para “fechar” o evento realizou-se um momento de degustação de alimentos saudáveis e música, num sunset quente mas cheio de saúde. 

Veja o direto NDC com Carlos Robalo Cordeiro:

 

Veja o direto NDC com Henrique Girão:

Veja o direto NDC no PicNic:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com