Coimbra

Coimbra: Perigo de derrocada na estrada municipal de Larçã preocupa moradores

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 16-12-2022

Alguns moradores de Larçã, na União das Freguesias (UF) de Souselas e Botão, estão preocupados com o perigo de derrocada na estrada municipal daquela localidade, mais precisamente na rua Principal, a cerca de 200 metros da capela.

PUBLICIDADE

Esta situação arrasta-se, como explicou ao Notícias de Coimbra, um dos moradores, “ao longo do tempo”. No seu entender, “apresenta perigo iminente de derrocada, colocando em causa a circulação de pessoas e viaturas” naquele local.

Contactado pelo Notícias de Coimbra, o presidente da UF de Souselas e Botão, Rui Soares, explicou que, de facto, o “deslizamento de terras no local já aconteceu há cerca de quatro anos” , tendo sido o “assunto reportado, de imediato, à Câmara Municipal de Coimbra, porque esta é uma via da sua competência”.

PUBLICIDADE

O problema na estrada e no talude será resolvido, no seu entender, com “a construção de um muro em betão armado com cerca de dois metros de altura”, uma obra que rondará “seis a sete mil euros”.

Rui Soares diz que “se a Junta tivesse dinheiro já tinha resolvido o problema” e lamenta “as burocracias” que têm impedido a sua resolução. Explica que já falou com a autarquia sobre a possibilidade de “integrar a obra na empreitada de pavimentação e valetas” que está em curso no município de Coimbra, aguardando pelo parecer da autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente assume que já tem sido interpelado por vários moradores sobre este assunto, que estão preocupados com os riscos na zona. Adianta que a Proteção Civil já esteve no local e que, “para já, não há risco iminente de perigo”. Assegura que, caso se justifique, será suprimida uma das faixas de rodagem. Para já, a UF mantém no local sinalização vertical nos dois sentidos, a alertar para o perigo.

Rui Soares espera que esta situação “possa ser resolvida a curto prazo”, de forma a “tranquilizar e a assegurar as condições de segurança da população”.

De referir que, como alertou um morador ao Notícias de Coimbra, circulam naquela estrada diariamente autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, Transdev, veículos pesados de mercadorias e, naturalmente, veículos ligeiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE