Somos Coimbra com operação de risco elevado no crowdfunding!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-07-2017

O movimento Somos Coimbra criado por José Manuel Silva para concorrer as próximas eleições autárquicas não está a ter grande sucesso com o peditório que está a realizar junto dos seus eventuais apoiantes.

PUBLICIDADE

silva 1

campanha de crowdfunding (financiamento coloborativo) tem como objectivo angariar 11 000 euros.
Até 28 de junho, o último dia do do prazo estipulado por José Manuel Silva, a candidatura não tinha ido além dos 4500 euros. O angariador decidiu prolongar o prazo de recolha de receitas até dia 31 de julho, mas até hoje, 30 de julho, não conseguiu sequer chegar aos 50% do valor que pretendia recolher, registando apenas a entrada de 4941 euros. O número de apoiantes passou de 24 para 29.
Lendo as regras da plataforma ficamos a saber que “é possível ultrapassar o limite inicialmente estabelecido para a campanha, mas “se não conseguires o objectivo dentro do prazo, todos os apoios serão devolvidos aos apoiantes”.
Também se pode ler que “Os Apoiantes de projectos são livres para apoiarem qualquer projecto em qualquer montante a partir de um euro. Não existe um valor máximo de investimento.”
silva 2

Notícias de Coimbra sabe que a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos não concorda com utilização do crowfunding em campanhas eleitorais.  A decisão não é pública porque o Tribunal Constitucional ainda não emitiu o Acórdão onde consta esse parecer.

PUBLICIDADE

Contactado por Notícias de Coimbra,  o Movimento Somos Coimbra, afima: Estamos a cumprir rigorosamente a lei com o modelo de crowdfunding que está a ser utilizado, nomeadamente sendo identificados todos os doadores, a quem é transparentemente emitido o competente recibo.

silva

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva deverá ter de explicar como vai emitir o “competente recibo” aos anónimos que contribuiram para a sua campanha e que desapareceram de um dia para o outro da página de recolha de fundos.

silva 3

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE