Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: Nova ponte pedonal e ciclável vai ligar jardins da Casa do Sal ao Monte Formoso

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-02-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra já tem estudo prévio para a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável que pretende ligar os jardins da Casa do Sal à urbanização do Monte Formoso, aproximando assim esta população da rede de ciclovias e da Mata Nacional do Choupal. Este projeto, que tem um investimento previsto de 1M€, vai ser analisado e votado na próxima reunião do executivo municipal e está englobado na solução de uma nova via de ligação automóvel da Circular Externa ao Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers, no sentido ascendente. O objetivo é que este arruamento permita o acesso à urbanização sem passar no nó da Casa do Sal, aliviando assim o fluxo de trânsito neste local.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai construir dois novos acessos ao Monte Formoso: um automóvel e um pedonal e ciclável. Este último será concretizado através de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre a Circular Externa, para permitir a aproximação da população residente ou que trabalha no Monte Formoso aos jardins da Casa do Sal. Um projeto que vai interligar a União das Freguesias de Coimbra e a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e, desta forma, melhorar e encurtar a ligação do Monte Formoso com o centro da cidade, mas também com a rede de ciclovias e a Mata Nacional de Choupal, na avenida Cidade Aeminium.

O desenho de implantação desta passagem superior teve em consideração diversos fatores, desde logo que a localização da ponte em plenos jardins da Casa do Sal venha também a proporcionar um novo percurso pedonal neste espaço verde. A configuração da ponte e as suas inflexões tiveram em conta a articulação com o coberto arbóreo e as linhas de água existentes nos jardins, possibilitando a aproximação e permitindo a contemplação da paisagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto vai possibilitar, assim, o atravessamento em segurança da Circular Externa proporcionando ao peão a possibilidade de não ter de se deslocar aos semáforos existentes no nó da Casa do Sal onde existe uma sobrecarga de faixas de rodagem.

Vai também viabilizar o acesso à ala nascente dos jardins da Casa do Sal, caraterizada pela existência da ribeira de Coselhas. Este acesso será possível através de uma ponte de menor dimensão sobre a ribeira e, mais à frente, através de uma escada que ligará à ponte principal.

PUBLICIDADE

Esta ponte será em metal, pela sua eficácia em termos de resistência, durabilidade e dimensão reduzida nos perfis utilizados nas suas diversas componentes, sendo que esta opção teve também a intenção de não criar demasiado volume construído, por forma a enquadrar a construção na envolvente e desprovendo-a de imponência desnecessária. O pavimento será executado em chapa, com pintura antiderrapante, e será depois dada continuidade ao pavimento pedonal aplicado recentemente junto ao nó da Casa do Sal. As guardas da ponte serão em tom amarelo à semelhança da Ponte de Santa Clara. Já a iluminação será de tecnologia Led, em postes metálicos a ladear a ponte, com continuidade nos jardins. O estudo prévio prevê um investimento de um milhão de euros.

O início desta passagem superior será sensivelmente a meio da nova via automóvel que a autarquia já tem projetada, que vai ter ligação entre as ruas de Santiago de Compostela e da Cidade de Poitiers. O investimento previsto para este projeto da via automóvel é de cerca de 300 mil euros e o objetivo é permitir que as viaturas que circulam neste sentido de trânsito não necessitem de passar no nó da Casa do Sal, ajudando assim a aliviar os constrangimentos que são frequentes neste local. O projeto prevê também a construção de muros de suporte, rails de proteção, nova iluminação pública, o prolongamento do passeio existente na Circular Externa, junto à Casa do Sal, até à zona das bombas de gasolina. Para permitir este projeto terão de ser realizadas também adaptações num emissário de águas residuais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com