Coimbra

Coimbra: Marionet estreia peça em que a tabela periódica é vista como um condomínio

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-08-2019

A companhia marionet vai apresentar em Oeiras, Coimbra e Porto um espetáculo que transforma a tabela periódica num condomínio, onde a discussão entre elementos químicos aborda temas da atualidade, seja a crise de refugiados ou a igualdade de género.

PUBLICIDADE

No ano em que se comemora o 150.º aniversário da criação da Tabela Periódica, a marionet, companhia de Coimbra, vai levar a cena “O Bairro da Tabela Periódica”, baseado no livro homónimo do professor de química da Universidade do Porto Manuel João Monte, com apresentações em Oeiras (19 e 20 de setembro), Coimbra (26 e 27) e Porto (03 a 05 de outubro).

PUBLICIDADE

publicidade

“O autor imaginou a tabela periódica como um condomínio de apartamentos, em que cada elemento químico ocupa um apartamento, arrancando com uma reunião dos condóminos para tratarem de alguns problemas que existem na tabela”, disse à agência Lusa o diretor da marionet, Mário Montenegro.

Nas discussões entre elementos químicos, há problemas que são alusões a questões atuais.

PUBLICIDADE

Numa das reuniões, a prata e a platina – os únicos elementos femininos da tabela – protestam pela grande discrepância “que existe entre elementos com nome masculino e feminino”, contou Mário Montenegro.

Noutra reunião, elementos químicos que têm características diferentes “acham que não devem ocupar o mesmo grupo”, cruzando-se a discussão com a questão das migrações e da multiculturalidade, referiu.

Em “O Bairro da Tabela Periódica”, critica-se ainda a organização da tabela e questiona-se o porquê de alguns elementos, que têm um tempo de semivida muito breve, manterem o seu apartamento, “visto que nunca lá estão”.

“A peça permite fazer um cruzamento com questões atuais da sociedade”, ao mesmo tempo que dá a conhecer a tabela periódica, notou o diretor da marionet e encenador deste espetáculo.

No palco, estarão sete atores a representar sete elementos químicos, estando o espetáculo estruturado numa alternância entre a reunião de condomínio e uma sala de aula de química do ensino secundário.

O espetáculo estreia-se em Oeiras, com apresentações a 19 e 20 de setembro no Auditório Ruy de Carvalho, seguindo-se o Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, a 26 e 27 de setembro, e termina com sessões no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, entre 03 e 05 de outubro.

Nas três cidades, haverá sessões para escolas à tarde e sessões para o público em geral à noite, acrescentou Mário Montenegro.

Face ao aniversário da tabela periódica, este ano foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Tabela Periódica.

O espetáculo está integrado no Programa Oficial das Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, cuja primeira versão foi criada em 1869 pelo químico russo Dmitri Mendeleiev.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE