Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra mais atrativa com 420 mil luzes de Natal. Inauguração em novembro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-10-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai reforçar a iluminação de Natal por todo o concelho e terá, este ano, mais nove locais da cidade iluminados. A informação foi ontem avançada pela vereadora da Cultura e Turismo da autarquia, Carina Gomes, que no decorrer da reunião do executivo municipal salientou que o objetivo foi canalizar para esta vertente o investimento que habitualmente é disponibilizado para atividades ao ar livre, uma vez que este ano há restrições à sua realização devido às contingências da pandemia COVID-19. Este ano serão 420 mil luzes que vão dar mais brilho à cidade durante a época natalícia, tornando-a mais atrativa, e serão ligadas mais cedo, já no próximo dia 27 de novembro, convidando a passeios pelos lugares iluminados, que incidem sobretudo nos locais de comércio e restauração. A autarquia continua também a apostar na iluminação “amiga do ambiente”, utilizando LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético.

PUBLICIDADE

Este ano, a magia do Natal vai chegar mais cedo a Coimbra, precisamente daqui a um mês, com vários locais a iluminarem-se para dar mais brilho à cidade durante esta época festiva. A aposta da autarquia passa também por criar um atrativo extra para o comércio e restauração de rua, que têm sido dos setores mais afetados pelas medidas de contingência da pandemia.

PUBLICIDADE

publicidade

A iluminação de Natal, que já começou hoje a ser montada pela cidade, chega, este ano, a mais nove novos locais, designadamente, à Praça das Bandeiras (no Convento São Francisco), à rotunda da Praça das Cortes, à Rua da Sota, à entrada das Escadas do Gato, ao Largo do Romal, ao Largo da Freiria, ao Largo das Olarias, ao Largo de Celas e à zona comercial do Girassolum. Uma forma da autarquia promover a atratividade da cidade e dinamizar a economia local, diminuindo os impactos negativos que resultaram do confinamento e das medidas de contingência impostas pelo curso da pandemia, mas sempre assegurando e vigiando o cumprimento das orientações das autoridades da saúde para este período difícil que a cidade, o país e o mundo atravessam.

A Praça da República vai ficar toda iluminada e está ainda a ser ponderada a instalação de outros elementos, como forma de apoio aos estabelecimentos de bebidas e restauração que circundam este local. A Av. Sá da Bandeira também irá receber iluminação, com luzes dos dois lados, alternadamente em cada árvore, iluminação essa que prosseguirá quer pela Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz, quer pela Rua da Sofia. 

PUBLICIDADE

O edifício de CM Coimbra vai ficar com 19 cortinas de iluminação e mesmo em frente ao espaço vai estar uma árvore de Natal photo point com mais de sete metros de altura, para as habituais fotografias alusivas à época, acompanhada de uma estrutura com a marca #Coimbra. Aliás, não será o único local, também a zona da Portagem e a Praça das Cortes vão receber estruturas com a marca #Coimbra. Como habitualmente, várias árvores de Natal vão embelezar praças e largos da Baixa e várias rotundas vão estar enfeitadas com a mensagem luminosa de “Boas Festas”.

A iluminação de Natal vai acender-se no dia 27 de novembro. As luzes vão estar acesas todos os dias, a partir das 17h00 e até às 02h00, à exceção das sextas-feiras, sábados e dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, que ficarão ligadas até às 04h00. A iluminação de Natal será definitivamente desligada no fim das festividades, no dia 06 de janeiro.

As luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético. Os elementos a instalar foram construídos consoante as normas europeias em vigor, preparados para instalação em interior e exterior com proteção diferencial individual. A proposta deste ano, escolhida pela CM Coimbra, teve em conta o consumo de energia elétrica da instalação, os custos da instalação, o impacto visual dos elementos a instalar, o impacto ambiental e a fácil manutenção da instalação no período de exploração. A iluminação de Natal representa um investimento global que poderá ascender aos 180 mil euros.

Espaços abrangidos:

Praça das Bandeiras, no Convento São Francisco, rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara); Av. João das Regras; Praça das Cortes; rotunda da Praça das Cortes; Ponte Santa Clara; zona da Portagem/entrada na Ponte de Santa Clara; Largo da Portagem; Rua da Sota; entrada das Escadas do Gato; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça 8 de Maio e junto à entrada dos Paços do Município; entradas das Ruas Corpo de Deus, Martins de Carvalho (Figueirinhas), do Corvo, da Loiça, da Moeda, Direita, das Padeiras, Adelino Veiga e das Azeiteiras; Largos do Romal, do Poço, da Freiria; do Paço do Conde e das Ameias; Rua dos Sapateiros; Quebra Costas; Rua da Sofia; Mercado Municipal D. Pedro V; Av. Sá da Bandeira; Praça da República; Terreiro da Erva; Rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum), Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Girassolum. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com