Coimbra

Coimbra: Liga reforça apoio ao doente oncológico com doação de bens alimentares 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-02-2021

O Núcleo Regional do Centro da LPCC alargou ontem ao CHUC (Edifício São Jerónimo) a distribuição de kits alimentares, à semelhança do que acontece no IPOC desde a suspensão do voluntariado hospitalar. Semanalmente, cerca de 700 produtos alimentares são distribuídos a doentes oncológicos em consulta ou a realizar tratamento nestas unidades hospitalares.

PUBLICIDADE

A medida visa dar resposta às dificuldades adicionais advindas do contexto da pandemia de COVID-19 e face à suspensão dos serviços de voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na sequência dos planos de contingência para a COVID-19.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) determinou manter o seu apoio material, através da distribuição kits alimentares a doentes, apoio que já acontece no IPOC desde novembro de 2020, altura da suspensão do voluntariado hospitalar, e que se alargou ontem, 8 de fevereiro, também ao CHUC. Este apoio abrange as consultas externas, serviços de Hospital de Dia de Oncologia e Radioterapia destes hospitais, sendo entregues semanalmente uma média de 700 kits alimentares. É expectável que já na próxima semana se possa estender a oferta ao serviço de Hematologia do CHUC. 

Recorde-se que este suporte da LPCC.NRC ocorreu também no primeiro confinamento, com mais de 22 mil bens alimentares distribuídos ao IPOC e instituições de solidariedade social, entre março e julho de 2020.  

PUBLICIDADE

publicidade

O kit de alimentos inclui produtos embalados como leite, águas, sumos, bolachas e sandes. 

A iniciativa visa garantir a assistência aos doentes oncológicos e acompanhantes, atendendo à situação de enorme fragilidade emocional e também de carência alimentar que muitos estão a viver. 

A medida terá continuidade, estima a LPCC, até ao reinício das atividades do voluntariado hospitalar nestas unidades hospitalares, atendendo aos condicionalismos existentes no atual contexto da pandemia de COVID-19. 

No âmbito do papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro na humanização em oncologia, e no sentido de proporcionar conforto e bem-estar aos doentes durante a sua permanência nas instituições hospitalares, foi feito ainda o reforço da oferta de kits de apoio aos doentes (onde se incluem produtos de higiene, folhetos informativos e outros pequenos produtos que pretendem dar mais conforto aos utentes), agora estendido também ao Hospital de Dia do CHUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE