Coimbra

Coimbra lidera projeto de segurança nos dispositivos da “Internet das Coisas”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-06-2021

O Instituto Pedro Nunes (IPN), sediado em Coimbra, vai liderar um projeto de especialistas de oito países europeus para desenvolver a próxima geração de mecanismos de segurança para dispositivos e sistemas baseados em Internet das Coisas (IoT).

PUBLICIDADE

O projeto, designado de ARCADIAN-IoT, “irá desenvolver, implementar e validar funcionalidades e ferramentas inovadoras de segurança e privacidade, mantendo o equilíbrio entre as funcionalidades, desempenho, usabilidade e custo dos dispositivos, um equilíbrio de vital importância para as empresas, especialmente PME [pequenas e médias empresas]”, afirmou Sérgio Figueiredo, coordenador do projeto, em comunicado enviado à agência Lusa.

A IoT integra os biliões de dispositivos físicos em todo o mundo que atualmente se encontram ligados à Internet, desde ‘smartphones’ e ‘wearables’, dispositivos domésticos inteligentes, bem como sistemas médicos ou industriais, recolhendo e partilhando dados.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estas novas soluções visam trazer maior confiança, segurança e privacidade aos dispositivos e sistemas IoT usados em todo o mundo por consumidores, empresas e governos”, lê-se no comunicado.

Segundo o IPN, prevendo-se cerca de 75.44 biliões de dispositivos conectados até 2025, “a necessidade de soluções seguras para sistemas IoT é mais urgente do que nunca”.

PUBLICIDADE

“Os ataques têm vindo a tornar-se mais sofisticados, exigindo competências de cibersegurança reforçadas, mecanismos para deteção e mitigação de ataques, bem como novas soluções para aumentar a privacidade dos dados”, refere o comunicado.

O projeto é financiado pela Comissão Europeia e visa desenvolver mecanismos e tecnologias inovadores de gestão de segurança e privacidade, que podem ser integrados numa variedade de contextos e aplicações.

O IPN considera que “esta nova abordagem terá um impacto positivo nas empresas e indivíduos que desenvolvem, implementam, transformam e/ou usam dispositivos IoT”.

“Por exemplo, impactará a construção e o uso de dispositivos médicos, ao melhorar as condições de monitorização e acompanhamento de pacientes em processo de tratamento”, sublinha.

O projeto irá também promover soluções inovadoras no domínio dos sistemas de emergência e vigilância com drones e IoT e monitorização das infraestruturas ‘smart grid’, usando as mais avançadas tecnologias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE