Cidade

Coimbra Judaica é tema de visita guiada

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-12-2015

A Câmara Municipal de Coimbra organiza uma visita guiada com o pretexto de assinalar o Édito de D. Manuel (Édito de Expulsão de Judeus e Mouros do território nacional, publicado no dia 5 de dezembro de 1496, por iniciativa do Rei D. Manuel) e o impacto que a sua publicação teve na comunidade judaica de Coimbra. Sob o tema Evocação do Édito Manuelino, a visita realiza-se no dia 5 de dezembro (sábado) e o ponto de encontro é no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado (sito na Rua Ferreira Borges, nº 85), pelas 14h00.

PUBLICIDADE

Integrada no programa Luzes Sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2015, a iniciativa inclui uma contextualização histórica, seguida de percurso comentado com inclusão da Judiaria Velha, Banhos Rituais, Judiaria Nova e Edifício da Inquisição.

As consequências do diploma régio foram devastadoras para a comunidade judaica radicada no reino desde épocas muito remotas. As repercussões foram imediatas e traduziram-se por batismos forçados e pelo abandono do território, na procura de países onde as práticas religiosas eram livres de perseguições.

PUBLICIDADE

No entanto, em Coimbra, como no resto do país, mantiveram-se em segredo, salvaguardado sobretudo no meio familiar, rituais e práticas judaizantes que sobreviveram, por muito tempo, apesar das perseguições instauradas pelo Tribunal do Santo Ofício.

A inscrição é gratuita, embora obrigatória. Nesse sentido, os interessados (num máximo de 30 pessoas) deverão utilizar o telefone 239857500 (ext. 301050) ou o e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE