Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Coimbra: Jorge Gouveia Monteiro quer dar voz aos cidadãos nas decisões municipais

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-06-2021

O empresário Jorge Gouveia Monteiro, de 65 anos, volta a ser o cabeça de lista do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) à presidência da Câmara Municipal, da qual já foi vereador pela CDU entre 1997 e 2009.

PUBLICIDADE

O candidato acompanhou o CpC desde a sua fundação e aderiu formalmente ao movimento em 2016, tendo sido cabeça de lista nas autárquicas de 2017 e falhado a eleição para vereador por menos de uma centena de votos.

O movimento foi a votos pela primeira vez em 2013, tendo conseguido eleger, nessa altura, o advogado José Augusto Ferreira da Silva, que renunciou ao cargo meses antes do final do mandato.

PUBLICIDADE

publicidade

“Quero unir pessoas em termos de objetivos concretos e gosto muito deste trabalho de longo curso de investimento na cidadania e na participação das pessoas”, realça Jorge Gouveia Monteiro, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Para o antigo campeão de natação da Académica por equipas, em 1972, quando a Briosa venceu o “poderoso” Algés e Dafundo, “essa é a dinâmica” que o fez aderir ao CpC e “divergir da CDU”.

PUBLICIDADE

Militante do PCP desde 1976 e funcionário do gabinete autárquico do partido, no qual trabalhou diretamente com Luís Sá (já falecido), Jorge Gouveia Monteiro acabou por se desvincular dos comunistas em 2017.

“Nas eleições locais, não há divergências ideológicas, [em] que o embelezamento de bairros ou o trabalho cultural tenham de opor pessoas porque são de A ou B”, salientou o empresário, que pretende “inverter a ideia de que as pessoas são clientes do poder”.

Jorge Gouveia não quer uma “Câmara que não ouve ninguém e as pessoas comem e calam”.

Por isso, o antigo vereador, que foi responsável pelo pelouro da Habitação Social entre 2002 e 2009, pretende aplicar “um modelo contrário”, em que os cidadãos participem nas decisões e deem ideias.

“Nas empreitadas que fiz nos bairros sociais ou na criação das hortas urbanas, as pessoas participaram sempre em assembleias de moradores, contribuindo com ideias para as intervenções que se fizeram”, frisou.

Além de ter integrado a Assembleia Municipal de Coimbra entre 1986 e 1990, Gouveia Monteiro foi, entre 2010 e 2012, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

Presidiu à direção do Ateneu de Coimbra, coletividade de cultura e recreio situada na Alta de Coimbra, e esteve na fundação dos Gatos Urbanos, uma associação sem fins lucrativos, criada em 2009, com a missão de promover o bem-estar dos animais que partilham os espaços urbanos com os seres humanos.

Como coordenador do CpC, Gouveia Monteiro tem abraçado diversas causas da cidade, seja contra o desmantelamento do Hospital Geral (Covões) ou o desmatamento das margens do Mondego na zona da Portela, que considera um erro ambiental.

O município de Coimbra é presidido pelo socialista Manuel Machado.

Nas eleições de 2017, o PS conquistou cinco mandatos, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM conseguiu três, o movimento Somos Coimbra alcançou dois e a CDU um.

Além de Gouveia Monteiro, concorrem, para já, à Câmara de Coimbra Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação PSD/CDS-PP/Nós,Cidadãos!/PPM/Volt/RIR/Aliança), Francisco Queirós (CDU) e Miguel Ângelo Marques (Chega).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com