Coimbra

Coimbra Investe incentivou a criação de 145 novos postos de trabalho no concelho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-09-2020

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, duas propostas de incentivo ao investimento superior a 25 mil euros a empresas do concelho, ao abrigo do Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe. Contabilizando estes apoios, o Coimbra Investe já incentivou sete empresas, num apoio global superior a 440 mil euros e totaliza mais de 145 novos postos de trabalho a criar no concelho pelas empresas apoiadas.

PUBLICIDADE

O Coimbra Investe continua a incentivar empresas a investirem no concelho. A SEGMON – Sistemas Globais de Segurança, Lda. é uma empresa de comercialização, instalação e manutenção de sistemas de segurança, que se encontra sediada em Coimbra e tem ainda filiais em Faro, Caldas da Rainha e Viseu. O volume de negócios da empresa tem tido um crescimento considerável ao longo dos anos, estando previsto atingir, em 2023, entre 2,5 e 3 milhões de euros. A empresa candidatou-se, ao abrigo do Coimbra Investe, à aquisição do lote 23 do parque industrial de Eiras, propriedade da autarquia, e à redução do preço da venda do referido lote, por necessitar de deslocalizar as suas instalações. A empresa propõe-se, em contrapartida, a aplicar um investimento, em três anos, no valor de 570 mil euros, e a criar 14 postos de trabalho, somando assim um total de 49 postos de trabalho.

PUBLICIDADE

A iniciativa empresarial reúne as condições de acesso ao investimento, pelo que, tendo em conta o regulamento Coimbra Investe, a proposta passa pela alienação do lote 23 do parque industrial de Eiras e pela redução em 35% do valor de venda, que, após a aplicação do incentivo, será de 6500 euros.

Já a Casa de Repouso Rainha Santa S.A. candidata-se à isenção, total ou parcial de taxas, nos termos dos regulamentos municipais em vigor e à concessão de benefícios fiscais nos impostos cuja receita reverta para a CM Coimbra. A Casa de Repouso Rainha Santa S.A. destina-se ao alojamento coletivo e prestação de serviço de acolhimento a idosos ou pessoas dependentes. A sociedade apresenta um projeto de investimento, designado “Dar vida aos anos”, que tem como objetivo primordial melhorar as infraestruturas existentes e ampliá-las, para que os utentes e os seus familiares possam usufruir de novas valências, nomeadamente, uma piscina terapêutica e uma unidade polivalente para as necessidades de reabilitação física, cultural e desportiva. A iniciativa empresarial pressupõe um investimento de 300 mil euros, num prazo de implementação de meio ano, e dois novos postos de trabalho, alcançando assim um total de 39 postos de trabalho.

PUBLICIDADE

publicidade

Um investimento considerado de interesse municipal, tendo em conta o carácter social do investimento e a necessidade de equipamentos desta natureza, e por isso elegível para a atribuição de incentivos ao abrigo do Coimbra Investe. Tendo em conta o regulamento e o cálculo do incentivo a ser atribuído de acordo com a pontuação obtida, a proposta passa por uma redução de 70% das taxas municipais e compensações urbanísticas devidas pela emissão de título administrativo relativo à aprovação das operações urbanísticas a realizar e respetiva utilização, nos termos do Regulamento Geral de Taxas e Preços Municipais e do Regulamento de Urbanização e Edificação de Coimbra. O valor do incentivo cifra-se em 21.926,49 euros.

O valor global dos incentivos da CM Coimbra às duas empresas, ao abrigo do Coimbra Investe, é de 25.426,49 euros. Contabilizando estes apoios, este regulamento municipal -que entrou em vigor em junho de 2017 – já incentivou sete empresas, num apoio global superior a 440 mil euros e totaliza mais de 145 novos postos de trabalho a criar no concelho pelas empresas apoiadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE