Coimbra

Coimbra inicia requalificação de passeios desde a rua Miguel Torga à rua do Brasil

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-05-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra prossegue com a requalificação de passeios por todo o concelho e deu início, esta semana, a uma ampla operação de melhoria dos caminhos pedonais desde a rua Miguel Torga até à rua do Brasil. Um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, e que visa essencialmente aumentar a segurança e o conforto na mobilidade pedonal, eliminar barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, criar novos espaços urbanos verdes para lazer e convívio ao ar livre, com instalação de mesas, cadeiras, equipamentos de ginástica e de manutenção, reforço da iluminação pública e plantação de árvores.

PUBLICIDADE

Melhorar as condições para uma mobilidade pedonal segura é um dos objetivos da CM Coimbra, que esta semana deu início à requalificação de caminhos pedonais que vão desde a rua Miguel Torga até à rua do Brasil. Estas obras correspondem a três dos cinco lotes da empreitada de requalificação dos caminhos pedonais de Celas à Arregaça e representam um investimento de 1.491.380,99 euros (IVA incluído).

O objetivo global da empreitada é, pois, promover a circulação pedonal, garantindo que as superfícies regulares sejam desimpedidas de obstáculos, que o espaço seja organizado de forma a melhorar a visibilidade e a leitura do território, tornando-o mais confortável e aprazível através da plantação de árvores e da colocação de mobiliário urbano. Trata-se, assim, de requalificar diversos caminhos pedonais que ligam a zona da Cumeada (avenida Dias da Silva, perto do Liceu José Falcão) à Arregaça, percursos esses que são utilizados diariamente pela população e que fazem o acesso de zonas residenciais de grande densidade populacional a núcleos de concentração de serviços, comércio, estabelecimentos de ensino, que pela sua centralidade permitem ainda a ligação a outros equipamentos, como os de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, arrancaram esta semana os lotes 2, 3 e 4. O lote 2 (ligação da rua Miguel Torga à rua Infanta Dona Maria) e o lote 4 (rua General Humberto Delgado e Arregaça) foram entregues à empresa Marsilop – Sociedade de Empreitadas, S.A., que venceu o concurso público, pelos valores de 614.682,99 euros e 423.483,32 euros, respetivamente (IVA incluído). Já o lote 3, que corresponde à envolvente da escola Dona Maria, foi entregue à empresa José Maria Meneses Relvão & Filhos, Lda., por 453.214,67 euros (IVA incluído), que venceu o respetivo concurso público.

Um dos objetivos desta empreitada é criar um novo e melhorado circuito pedonal de ligação da rua Miguel Torga à rua Infanta Dona Maria, para que este seja uma alternativa às escadas dos Lóios, que não permitem a circulação de pessoas com mobilidade reduzida. A intervenção em curso pretende reforçar o caráter pedonal desta ligação, privilegiando os percursos pedonais, com passeios largos e com plantação de árvores de sombra, estando também prevista a criação de uma faixa de rodagem, com largura reduzida e de sentido único. Na rua Jerónimo Baía prevê-se, também, o alargamento dos passeios existentes e a redução da faixa de rodagem. Está ainda contemplada a requalificação de um espaço em terra, junto à rua Miguel Torga, que atualmente é utilizado para estacionamento informal, e que deverá tornar-se numa zona de estar e recreio pedonal. A intervenção contempla, também, a instalação de rede de drenagem de águas pluviais e da rede de iluminação pública.

PUBLICIDADE

No que diz respeito à envolvente da escola Dona Maria, a intervenção centra-se na rua Fernão Lopes (ligação à rua Miguel Torga) e na rua Infanta Dona Maria e tem como objetivo otimizar o lote de terreno que existe entre as duas vias, no sentido de proporcionar atividades lúdicas com a implementação de equipamentos de ginástica e de manutenção. A ação prevê ainda a melhoria do percurso pedonal entre a rua Fernão Lopes e a rua Jerónimo Baía. Na rua Infanta Dona Maria vai ser efetuado o alargamento e a repavimentação do passeio do lado norte. Já a intervenção na rua General Humberto Delgado e Arregaça prevê a melhoria das condições de circulação pedonal, com retificação de cotas, melhoria da drenagem pluvial e supressão de barreiras físicas.

Já relativamente ao lote 5, o concurso público já foi concluído e adjudicado em dezembro, aguardando agora o visto prévio do Tribunal de Contas. A obra será realizada pela empresa Civibéria – Obras Civis, SA., pelo valor de 834.008 euros (IVA incluído), que venceu o concurso público. A intervenção prevê a requalificação urbana da zona de ligação da rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes. Tem como objetivo revitalizar o coração da cidade, bem como qualificar o transporte público e o ambiente urbano. A ação passa pela ampliação do espaço público, privilegiando a circulação pedonal e promovendo o recreio e o lazer, a inclusão, a sustentabilidade ambiental e a reformulação da rede viária. Pretende-se, assim, contribuir para um centro urbano mais coeso, qualificado e atrativo para o peão.

Por fim, estão a decorrer os procedimentos de contratação pública relativos à intervenção prevista para o lote 1. Um investimento de cerca de 300 mil euros e que prevê a construção e remodelação de passeios na rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da ladeira dos Lóios, que inclui o caminho e as escadas dos Lóios. Um percurso pedonal que faz a ligação entre a zona da Cumeada e a zona do Calhabé, onde se situa um importante polo educativo e uma zona desportiva e comercial, e que é, por isso, muito frequentada. A empreitada prevê ainda, na zona de Celas, uma intervenção na rua Bernardo de Albuquerque, para alargamento de passeios e priorização da circulação pedonal.
Refira-se que, com esta empreitada, a CM Coimbra pretende investir no total cerca de 2,5 milhões de euros na requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE