Cidade

Somos Coimbra independente com discurso de centrão!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-03-2017

Hoje foi o dia em que José Manuel Silva deve ter percebido que um candidato à Câmara Municipal de Coimbra não tem  cobertura mediática idêntica à de um concorrente ou a um Bastonário da Ordem dos Médicos.

PUBLICIDADE

Apesar de já ter uma assessoria de comunicação profissional, com ligações à Idealmed e à agência de comunicação que partilha com Manuel Machado, das televisões nacionais, só a TVI esteve presente no lançamento da sua candidatura à autarquia local.

NDC sabe que o e-leitor deseja saber “quem é esteve” do que “o que é que ele disse”, mas a resposta não é fácil. Como o evento decorreu no Santa Cruz, há sempre quem diga: “vim só tomar café”.

PUBLICIDADE

Certo é que os presentes não eram mais de 3 dúzias. Isto sem contar com a imprensa de proximidade que se resume ao DC, DC, CP, NDC e Lusa, a agência onde pontificou Luís Miguel Viana, sócio (com José Diogo) da empresa Valor de Fundo, contratada por José Manuel Silva para a Ordem dos Médicos e por Manuel Machado para a Câmara Municipal de Coimbra, depois da consultora de comunicação lhes ter feito as campanhas.

JOSÉ MANUEL SILVA

PUBLICIDADE

publicidade

Não restam duvidas que Fernando Seabra Santos, Carlos Fiolhais e Gonçalo Quadros estão com José Manuel Silva. Estiveram mesmo ao seu lado nas duas mesas colocadas para o efeito ao fundo do Café Santa Cruz. Até podem “ir na lista”.

E mais? Vimos Manuel Castelo Branco, que saiu antes da apresentação, porque tinha de ir para “centésima” conferência de Rui Rio em Coimbra, no seu ISCAC. Qualquer dia ainda é candidato à CMC, ao IPC ou à UC!

Na assistência vimos ainda Ricardo Candeias (advogado do motorista de Sócrates), Mário Martins (esteve na primeira candidatura de Carlos Encarnação), Carlos Pinto (ex-presidente de junta PS), Pereira da Silva (antigo vereador de Manuel Machado), mas lá está, podem ter ido “tomar café”, que é um direito inalienável e um vicio saudável, recomendado por muitos médicos.

Resumindo e concluindo esta parte da crónica que pretende ser a cores. Como o José Manuel Silva fez questão de afirmar que não pagava o café, temos de esperar pelas próximas sessões para sabermos “quem veio e quem fica”.

Quer um exemplo: Veja o caso do ex-Reitor Seabra Santos, num dia participava na festa dos 4 anos CPC, no outro é membro da candidatura de Silva. Um putativo candidato à Assembleia Municipal de Coimbra, numa aliança independente, claro está, que nos recorda a sua candidatura “vodka-laranja” para a Universidade de Coimbra.

somos coimbra

Vamos então ao discurso? Tem mesmo de ser? Olhe que esteve longe de ser uma lufada de ar fresco nesta tarde que parecia de primavera. Foi cheio de “boas intenções”, como reconheceu o candidato. Mas podia ter sido dito por alguém do CDS ao BE. Muito longe de ser “fracturante”, como diria o Diário As Beiras, que hoje através do socialista Ricardo Castanheira e do social democrata Gonçalo Capitão,  “preparou o terreno” para José Manuel Silva.

NDC gravou o discruso de 10 minutos (bom sentido de timming), bem perguntas e respostas onde pode ouvir “soundbites e  lugares comuns” como: Coimbra no mapa, sinergias, cidade cosmopolita, amor por Coimbra, contamos todas e todos, a nossa força são as mulheres e homens de Coimbra, sabemos como desenvolver e potenciar, recuperar a voz de Coimbra, uma marca de Coimbra, a nossa política é por Coimbra,  todos somos Coimbra, vamos recuperar o protagonismo, Coimbra precisa de um novo rumo, somos inclusivos…

A “onda” está lançada, diz José Manuel Silva, que só foi aplaudido pelos seus seguidores no final do discurso.

José Manuel Silva admite apresentar candidatos nalgumas juntas, mas não concorre nas freguesias em que os presidentes sejam competentes.

Não comenta o “namoro com o CPC. Não fala do BE. Só fala de quem está, mas ainda o nome de todos os que “somos por Coimbra”. Não vamos andar a pedir apoios” Admite todos os cenários eleitorais. Trabalharemos com todos. Trabalharemos por Coimbra, garante.

Quer ouvir tudo?

Somos Coimbra, apesar de ser impulsionada por gente de posses, vai recorrer ao crowdfunding para arrecadar receitas. Se sobrar dinheiro, vai para a Solidariedade, disse o candidato, imitando o que fez o PR que hoje celebra um ano em Belém.

Notícia em desenvolvimento com atualização às 22:00

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE