Cidade

Coimbra inaugurou quatro novos parques infantis no Dia da Criança

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-06-2021

A Câmara Municipal  de Coimbra inaugurou no Dia Mundial da Criança quatro novos parques infantis públicos em diversas freguesias do concelho, que representam um investimento global superior a 265 mil euro.

PUBLICIDADE

Os novos parques destinados situam-se na Quinta da Portela, na freguesia de Santo António dos Olivais, na Marmeleira, no centro social de Souselas, o parque infantil e geriátrico de Torre de Vilela e o parque infantil e geriátrico do Carvalheiro em São João do Campo. O autarquia revela que “quatro novos espaços de recreio e lazer, destinados à população infantil, mas alguns também à população sénior, que são um novo atrativo para os moradores destas freguesias”.

 No Dia Mundial da Criança, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, inaugurou os quatro parques infantis, acompanhado pelos vereadores Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, pelos respetivos presidentes das Juntas de Freguesia e por trabalhadores municipais.

PUBLICIDADE

publicidade

O parque infantil da Quinta da Portela situa-se numa zona central e de fácil acesso, no espaço confinante com a Alameda Marquesa de Pomares e a Rua Maria Vitória Bourbon Bobone. A intervenção contemplou a criação de percursos pedonais acessíveis, a colocação de pavimentos de segurança e a instalação de três elementos de recreio (um baloiço inclusivo, uma torre de atividades e um elemento com água), o reforço da vegetação com plantação de muitas espécies arbóreas, como jacarandás, áceres, pinheiros, entre outras, e a colocação de vedação nas laterais do parque confinantes com os arrumamentos e a circulação automóvel, garantindo condições de segurança para o pleno uso do espaço.O objetivo é que o parque valorize o recreio público deste local e promova os benefícios de brincar num espaço ao ar livre e em contacto com a natureza. A sua construção representa um investimento de 136.873,41 euros (IVA incluído).

PUBLICIDADE

Já o parque infantil da Marmeleira, junto ao centro social, foi totalmente requalificado por se encontrar com os equipamentos todos degradados, sem certificação legal e por não existir piso de amortecimento.Uma obra que representa um investimento de 21.409,38 euros (IVA incluído).

O parque infantil e geriátrico de Torre de Vilela foi criado para que a freguesia tivesse uma infraestrutura para usufruto da população jovem e sénior, com elementos atrativos às várias idades. O parque foi construído num espaço perto do edifício da Junta, com o objetivo de dotar o local com uma zona de lazer onde as pessoas pudessem levar as crianças a brincar. O espaço foi nivelado, foi criada uma base de betão, foi vedado por um muro, foi executada a continuação do passeio existente e colocado o equipamento infantil e geriátrico, mobiliário urbano, plantações, sementeiras e um ponto de água. A obra foi realizada de forma faseada e representa um investimento global superior a 100 mil euros (IVA incluído).

Já o parque infantil do Carvalheiro, em São João do Campo, foi construído no lote 7 dessa urbanização, num terreno com uma área de 578,00 m2. O espaço foi estruturado em duas valências distintas, mas complementares: uma zona de recreio infantil a nascente, dotada de três equipamentos (um baloiço, uma torre e um carrossel); e uma zona de estadia, cujo pavimento é totalmente relvado, podendo ser usado por toda a população como ponto de encontro e convívio.

Em todo o perímetro do espaço, e na envolvência destas zonas, foram plantados arbustos de diferentes espécies e o pavimento foi revestido com casca de pinheiro. O espaço foi, ainda, dotado de um corredor pedonal, que permite a circulação entre o exterior e a zona de recreio infantil, e de árvores de grande porte para garantir um ensombramento eficaz, nomeadamente dos equipamentos infantis e zonas de estar. A obra representa um investimento de 7.490,24 euros (IVA incluído).

As construções dos quatro novos parques infantis foram financiadas pela CM Coimbra, tendo, contudo, três sido entregues às respetivas Juntas de Freguesia, ao abrigo dos contratos interadministrativos de delegação de competências: os parques infantis da Quinta da Portela, de Torre de Vilela e do Carvalheiro. Já a intervenção no parque infantil da Marmeleira foi lançada pela própria autarquia.

A inauguração dos parques infantis faz parte de um conjunto de iniciativas que a CM Coimbra preparou para assinalar o Dia Mundial da Criança. São iniciativas dirigidas aos mais novos, mas que têm também como objetivo atrair ao espaço público e a alguns equipamentos municipais os seus familiares. Da Coimbra Muralhada, ao Parque Verde do Mondego, passando pelo Edifício Chiado e pela Biblioteca Infantil, a animação será variada e intensa, para todos os gostos.

 

Programação ainda a decorrer:

   

Abertura da Biblioteca Jardim “Ler ao Cubo”

Local: Parque Verde

Horário: Das 15h00 às 20h00

Público-alvo: Todos

“Ler ao Cubo” é espaço de leitura ao ar livre no Parque Verde do Mondego. É um serviço municipal prestado pela Biblioteca Municipal de Coimbra que funciona exclusivamente aos sábados, domingos e feriados, sempre que as condições atmosféricas o permitam. “Ler ao Cubo” é ler por prazer e ter o privilégio de o fazer à beira-rio, desfrutando livremente de livros, jornais e revistas sem necessidade de qualquer inscrição ou requisição, devendo ser devolvidos no final de cada utilização.

 

Oficina de pintura

Local: Parque Verde junto ao “Ler ao Cubo”

Horário: Das 16h00 às 17h30

Público-alvo: Crianças a partir dos 6 anos

Orienta: Élia Ramalho, artista plástica

Numa tela previamente colorida com as cores da cidade de Coimbra, esta oficina participativa de ilustração e desenho tem como principal objetivo sensibilizar os mais pequenos para as diversas técnicas de desenhar e pintar, estabelecendo um diálogo enquanto decorre este processo criativo. Serão trabalhados diversos ícones da cidade como por exemplo o urso, a ponte, o rio, a universidade, etc.

 

Oficina de Filosofia para Crianças – Com Celeste Silva

Local: Parque Verde junto ao “Ler ao Cubo”

Horário: 17h00

Público-alvo: Crianças a partir dos 6 anos

O acesso é gratuito com inscrição, a partir do dia 28 de maio, para o telefone 239702630 ou e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt

 

Contos e mais contos

Local: Biblioteca Infantil – Sala Sebastião da Silva Dias

Horário: 18h00

Público-alvo: Crianças dos 3 aos 5 anos

O acesso é gratuito com inscrição para o telefone 239702630 ou e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt

 

Tertúlia de Contos – Vários contadores de histórias

Local: Parque Verde junto ao “Ler ao Cubo”

Horário: 18h30

Público-alvo: Todos

O acesso é gratuito com inscrição, a partir do dia 28 de maio, para o telefone 239702630 ou e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt

  

Até 6 de junho

Exposição “Missão Sem Título” | !ET-RAMAHC A ÁTSE OGOJ ETSE

Local: Edifício Chiado – Galeria Almedina

Horário: terça-feira a sexta-feira das 10h às 18h; sábados e domingos das 10h às 13h e das 14h às 18h

Público-alvo: Escolar e geral

A exposição apresenta os trabalhos de 87 “agentes secretos”, entre os 6 e os 12 anos, criados no âmbito das suas missões de descoberta dos acervos da Coleção Telo de Morais, referente ao projeto “Missão Sem título”, uma parceria da Câmara Municipal com a Tribobastidor – Associação Cultural e Recreativa. Entrada gratuita

 

Jogo de tabuleiro | “Descobrir o Museu Municipal”

Local: Edifício Chiado

Horário: Marcações para sessões às 10h00 | 14h00 | 15h30

Público alvo: Pré-escolar, 1º e 2º ciclos

Mín. 5 | Máx 10

Jogo de tabuleiro de 3x4m, onde os participantes podem ser os próprios peões do jogo.

Inscrição prévia obrigatória: 239 840 754

 

O tempo de ser criança

Público alvo: Pré-escolar e 1º ciclo| “O caso do elegante relógio de mesa”; e 2º ciclo | O tempo de ser: Presente | Passado | Futuro

Inscrição prévia obrigatória: 239 840 754

Mín. 5 | Máx 10

Marcações para sessões às 10h00 | 14h00 | 15h30

Tendo como ponto de partida o relógio de mesa da coleção Telo de Morais, propomos uma visita/percurso por três espaços museológicos: Edifício Chiado, Torre de Almedina e Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, evocando os tempos presentes em cada núcleo: presente, passado e futuro. Este evento conta ainda com um programa online. Público alvo: Todos

O tempo de sermos todos crianças – Pretende-se reinventar os retratos de criança, da coleção Telo de Morais, com as técnicas que cada um mais gostar. São facultados os contornos das obras, em papel, que serão trabalhados pelos participantes.

O programa ficará disponível através da página de Facebook do Museu:

https://www.facebook.com/museumunicipaldecoimbra

 

Até 18 de junho

Exposição bibliográfica de António Torrado

Local: Biblioteca Infantil

Horário: segunda-feira a sexta-feira das 10h às 19h30 e sábados das 11h às 13h e das 14h às 19h

Público-alvo: Todos

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE