Câmaras

Coimbra faz programita com metade das irmãs

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 12-06-2013

Nos dias 13 d 14 de junho, Coimbra vai receber delegações de nove cidades irmãs, que marcam presença no 1.º encontro de cidades geminadas com Coimbra – Coimbra Sister Cities International Meeting. Confirmada está a presença de Aix-en-Provence (França), Beira (Moçambique), Damão (Índia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), Fez (Marrocos), Santa Clara da Califórnia (EUA), Santiago de Compostela (Espanha), Mindelo (Cabo Verde) e Yaroslavl (Rússia).

PUBLICIDADE

As delegações são recebidas amanhã, às 9:30, pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, na Sala das Sessões dos Paços do Município, onde decorre uma sessão de trabalho até às 12:00. Segue-se a inauguração da exposição “Olhares Cruzados”, no Átrio da CMC, onde são exibidas as fotografias que resultaram das viagens dos fotógrafos Jean Claude Carbonne, a Coimbra, e Gonçalo Martins, a Aix-en-Provence.

Às 14h30, as representações das cidades estarão no Colégio de S. Bento, na Universidade de Coimbra, para serem recebidas pelo Reitor, que fará uma apresentação da candidatura do conjunto Universidade, Alta e Sofia a património mundial da UNESCO. Segue-se uma visita aos pontos mais emblemáticos da UC e o dia termina com visita ao Museu Nacional Machado de Castro e jantar no Loggia.

PUBLICIDADE

publicidade

No segundo dia do encontro, a manhã está reservada para visitas de trabalho às empresas Critical Software e Bluepharma. Está ainda prevista uma apresentação do IPN às delegações. Da parte da tarde, algumas delegações têm reuniões agendadas para tratarem de assuntos mais específicos, nas áreas empresarial, educação e outras, em que possam beneficiar da cooperação com Coimbra.

Das 21 cidades que mantêm acordo de geminação com Coimbra, há mais quatro cidades que não podem estar presentes neste encontro por compromissos anteriormente assumidos, mas com as quais se tem cultivado uma relação estreita. É o caso de Halle (Alemanha), Lund (Suécia), Pádua (Itália) e Díli (Timor Leste), que lamentavelmente não têm possibilidade de estar nesta primeira edição do Coimbra Sister Cities International Meeting.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE