Coimbra

Coimbra: Exposição fotográfica assinala o “Dia da Saúde Mental”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-10-2020

Assinala-se a 10 de outubro, o Dia da Saúde Mental. Inserida nesse contexto vai ter lugar no dia 9 de outubro, pelas 12h, no átrio dos HUC, a inauguração da exposição “Ama-TE – A envolvência da fotografia no desenvolvimento da auto-estima”. 

PUBLICIDADE

Trata-se de um projecto de Irina Pires e Rita Amado, Enfermeiras do Serviço de Psiquiatria A, Hospital Sobral Cid, compreendido no Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do CHUC.  

PUBLICIDADE

publicidade

Esta exposição resulta de sessões fotográficas individuais, feitas pela fotógrafa Irina Pires, ao longo de mais de uma década sob a vertente de melhoria da auto-estima, reforço da auto-confiança e da auto-aceitação. Constará de uma fotografia do quotidiano, uma fotografia da sessão fotográfica e uma breve descrição dos sentimentos, emoções e da perceção da pessoa fotografada. Desta forma, pretende-se sensibilizar para a relação entre os temas fotografia e auto-estima ereforçar a importância da promoção da Saúde Mental, através do aumento da auto-estima;

“A experiência e desenvolvimento de competências como enfermeiras na área de Saúde Mental e Psiquiatria enfatiza a nossa sensibilidade para o tema e permite a intervenção ajustada ao indivíduo, bem como a necessidade de apurar o impacto da fotografia na auto-estima do indivíduo, através de um estudo sistematizado”, referem Irina Pires e Rita Amado.

PUBLICIDADE

E continuam a sua explicação para o projeto Ama-TE:  “fruto da experiência obtida na realização de reportagens fotográficas, compreendemos que existe uma relação estreita entre “bem-estar e fotografia” com a evidência de emoções positivas durante as sessões fotográficas e principalmente após a visualização dos resultados finais. Existe um aumento de auto-estima, auto-confiança e sentimentos de felicidade… Percebe-se, assim, que a auto-estima e a auto-imagem se conectam, não só, mas também, pela imagem física real e pela imagem percecionada pela pessoa, sobre si mesma. A fotografia mostra ao indivíduo a sua imagem, através do olhar externo do fotógrafo e projeta uma outra perceção da imagem real. Não é apenas uma forma de captação registada no momento. Fotografar pessoas é um processo muito mais complexo, que envolve não só a vertente física, mas também a emocional e implica o desenvolvimento de capacidades, sensibilidade e sentido estético por parte do fotógrafo”.

Na definição da Organização Mundial de Saúde (OMS 2002), “a saúde mental é um estado de bem-estar em que cada indivíduo percepciona o próprio potencial, consegue lidar com os problemas e os desafios da vida, capacidade de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade. Este estado de bem-estar pode ser definido como um estado físico, social e mental positivo e inclui sentimentos de satisfação, optimismo e auto-estima.”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE