Coimbra

Coimbra evoca Miguel Torga 25 anos depois da sua morte

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-01-2020

A Câmara Municipal de Coimbra vai assinalar os 25 anos da morte de Miguel Torga com um programa de iniciativas, que se inicia no próximo dia 17 de janeiro e que pretende recordar a vida e a obra deste grande poeta português.

PUBLICIDADE

O programa inclui sessões de declamação de poesia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, visitas guiadas, a inauguração de uma exposição sobre Miguel Torga e José Régio, uma sessão evocativa dos 25 anos da morte do poeta, uma conferência (por Guilherme d’Oliveira Martins e António Pedro Pita), a apresentação de um livro, um recital de poesia e um concerto pelo grupo Lavoisier.

O programa, que contempla ainda sessões de cinema na Casa-Museu Miguel Torga, estende-se até ao dia 4 de fevereiro.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra quer recordar a vida e a obra do médico e poeta Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga, um dos maiores escritores da literatura portuguesa, que elegeu Coimbra para viver. Para tal, a autarquia preparou um programa variado para assinalar os 25 anos da sua morte, que vai iniciar-se na próxima sexta-feira em vários locais da cidade, centrando-se, na sua maioria, na Casa-Museu Miguel Torga. Este espaço de referência irá acolher, às 17h00, a inauguração da exposição “Miguel Torga e José Régio na relação com a Presença”; às 17h30, uma sessão evocativa, seguida da apresentação do Livro de Escrita “Quem quiser conhecer-me, leia-me”. Depois vai realizar-se uma conferência com duas orações, proferidas por Guilherme d’Oliveira Martins e António Pedro Pita; e às 18h30, o recital declAMAR Poesia, dinamizado por um coletivo de cinco leitores de poesia que dedicam esta sessão exclusivamente ao poeta transmontano.

O programa de dia 17 de janeiro contempla ainda, das 14h00 às 20h00, sessões de declamação de poesia de Miguel Torga, realizadas pelo grupo de teatro Bonifrates, no IPO de Coimbra, dirigidas a pacientes internados e às suas famílias (esta iniciativa repete-se no dia 4 de fevereiro); e a realização do Roteiro Torga, que prevê a visita guiada a espaços associados ao percurso estudantil, intelectual e profissional de Miguel Torga e à Casa-Museu Miguel Torga, e arranca às 14h30, do cimo da Ladeira do Seminário (esta iniciativa, gratuita, repete-se depois nos dias 18 e 25 de janeiro). O dia termina com o concerto “Viagem a um Reino Maravilhoso”, pelo grupo Lavoisier, às 22h00, no Salão Brazil. 

PUBLICIDADE

publicidade

Estão ainda previstas sessões de cinema na Casa-Museu Miguel Torga durante o mês de janeiro, pelas 18h00, numa colaboração com o Fila K Cineclube. Assim, no dia 18 de janeiro é possível assistir ao documentário realizado por João Roque “Eu, Miguel Torga”, enquanto que no dia 25 de janeiro será possível visualizar “A Terra Antes do Céu”, de João Botelho, e “Bichos”, um documentário produzido pela Companhia das Ideias. A entrada é livre. 

Programação:

17 de janeiro

INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE COIMBRA FRANCISCO GENTIL (IPO)

14h00 – 20h00 | Leituras de Torga no IPO

Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais, C.R.L.

Uma vez que o escritor faleceu no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO), a unidade hospitalar acolherá duas sessões de declamação de poesia de Miguel Torga, dirigidas a pacientes internados e aos seus familiares/cuidadores, durante o horário previsto para visitas, das 14h00 às 20h00, no hotel e na enfermaria do IPO, no dia que passam 25 anos da sua morte (17 de janeiro) e no Dia Mundial de Luta Contra o Cancro (4 de fevereiro).

ROTEIRO URBANO

14h30 | Roteiro Torga e visita guiada à Casa-Museu

Ponto de encontro: ao cimo da Ladeira do Seminário

Entrada livre mediante inscrição 

Informações: telef. 239702630 | cultura@cm-coimbra.pt 

Visita guiada a espaços exteriores associados ao percurso estudantil, intelectual e profissional de Miguel Torga. Um poeta de grande importância para a literatura portuguesa, cuja obra traduz não só a sua rebeldia contra as injustiças e o seu inconformismo perante os abusos de poder, mas também o seu apego à ruralidade e à terra. A visita pretende desafiar a curiosidade dos participantes para a obra de Miguel Torga e o seu contributo na afirmação e desenvolvimento da literatura portuguesa, bem como promover o património literário português.

Itinerário: o grupo será conduzido da Ladeira do Seminário até à República da Estrela, de onde seguirá para a Universidade descendo, de seguida, a Couraça de Lisboa em direção ao Largo da Portagem, onde serão mencionados o consultório e o Monumento a Miguel Torga. Seguidamente, o grupo desloca-se em veículo da linha n.º 103 dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (cada participante deverá estar munido do respetivo título de transporte), em direção à Casa-Museu Miguel Torga, onde terminará o roteiro.

CASA-MUSEU MIGUEL TORGA

17h00 | Inauguração da exposição “Miguel Torga e José Régio na relação com a Presença

Patente até 16 de janeiro de 2021

Horário: Segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h00

Através de documentos como fotografias, manuscritos/circulares, exemplares da revista Presença ou, até, de recortes de imprensa da época, a exposição evoca a colaboração do escritor, entre 1929 e 1930, com a revista Presença (fundada por José Régio, Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões, em 1927), bem como as circunstâncias em que se romperam os laços que uniam Miguel Torga à revista.

17h30 | Sessão Evocativa

Abertura oficial

Apresentação do Livro de Escrita “Quem quiser conhecer-me, leia-me”

Miguel Torga, um dos maiores escritores da literatura portuguesa de todos os tempos, é quase sempre visto como um escritor da terra. O pseudónimo que escolheu, ‘Torga’, vem da urze, essa singela planta das serranias transmontanas, assumindo, assim, essa fortíssima ligação à terra, ao mundo rural. É, igualmente, uma homenagem a dois Miguéis maiores da Cultura Ibérica: Cervantes e Unamuno. Torga é um escritor universal, um grande vulto da nossa cultura que derramou o seu saber numa obra grandiosa que passa pela poesia, pelo teatro, pelo ensaio, pelo conto, pelo romance e pela prosa diarística. É esse legado que o imortaliza.

Quando se assinalam 25 anos sobre a sua morte, recordamos essa referência tutelar da Literatura que elegeu Coimbra para viver e que permanece vivo nos seus escritos e na atualidade dos seus desígnios. Homem que buscou no mais fundo de si a verdade, fê-lo também com Portugal, observando-lhe o rosto, perscrutando-lhe a alma, revelando-lhe o carácter. A sua obra está aí. Para ser lida e, muito provavelmente, para ser descoberta.

Conferência evocativa dos 25 anos da morte de Miguel Torga:

“A contemporaneidade da obra de Miguel Torga no contexto cívico e político”, por Guilherme d’Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian);

“Miguel Torga e a poesia: para um mapa do caminho órfico”, por António Pedro Pita (Docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

18h30 | Recital declAMAR Poesia

Catarina Matos, Lurdes Telmo, Olga Coval, Rui Amado, Vanda Ecm

O declAMAR Poesia é um evento dinamizado por um coletivo de cinco leitores de poesia que dedicam esta sessão exclusivamente a Miguel Torga.

SALÃO BRAZIL

22h00 | Concerto “Viagem a um Reino Maravilhoso”, pelo grupo Lavoisier

Lavoisier é um duo formado por Roberto Afonso e Patrícia Relvas, que nasce com a necessidade interior de criar um diálogo, onde a expressão musical é elevada ao seu expoente mais sensível. Este projeto tem sido apresentado ao vivo em Portugal, Alemanha, Holanda, Dinamarca, França, Itália e Brasil, levando assim a música portuguesa para o mundo. Participando em diversos festivais, Lavoisier trabalha também com artistas plásticos no âmbito da performance e composição para teatro contemporâneo, estreando-se em salas como o Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, ou o Teatro Nacional São João, no Porto. Contam com três trabalhos fonográficos editados, todos eles através de edições de autor.

Viagem a um Reino Maravilhoso

É o novo disco e espetáculo do duo. A partir dos poemas de Miguel Torga, os Lavoisier apresentam um álbum conceptual, composto por e para duas vozes, uma guitarra e várias frequências que traduzem o som encontrado na poesia do escritor natural de São Martinho de Anta, Sabrosa, Vila Real.

Construído a partir da residência artística levada a cabo em terras transmontanas, com viagens inspiradas pelos roteiros que Torga delicadamente traçou, o duo ouviu a melodia escondida na palavra do escritor e partiu em busca do seu significado. Ouviram a terra, o vento, o negrilho e a torga, captaram os seus sons e todo o seu envolvimento com a Natureza, percecionando o imaginário de um espaço que só Trás-os-Montes consegue dar. Aqui, transformaram paisagens sonoras em poesia cantada, retratando uma viagem de olhar atento sob um ‘reino maravilhoso’.

Com esta viagem, os Lavoisier pretendem partilhar a arte do poeta e escritor Miguel Torga, beber dos pensamentos que lhe passaram pela pele, com a missiva de dar continuidade, e ter o dever de não deixar morrer, de cuidar e avisar, de avivar e de o celebrar.

JANEIRO

ROTEIROS TORGA

Roteiro Torga e visita guiada à Casa-Museu Miguel Torga

14h30 | 18 e 25 de janeiro

Ponto de encontro: cimo da Ladeira do Seminário

Entrada livre mediante inscrição

Informações: telef. 239702630 | cultura@cm-coimbra.pt 

SÁBADOS DE JANEIRO COM CINEMA

Casa-Museu Miguel Torga

18h00 | 18 e 25 janeiro

Colaboração: Fila K CINECLUBE

Entrada livre

18 de janeiro

Eu, Miguel Torga (João Roque, 1987)

Sinopse | Realizado por João Roque, este documentário, em quatro partes, dedicado ao médico e escritor Adolfo Correia da Rocha, que assinava os seus livros com o pseudónimo Miguel Torga, é sobretudo uma reflexão sobre o mundo na primeira pessoa. Situado na sua casa de infância, de São Martinho de Anta, em Trás-os-Montes, este trabalho procura mostrar não só o quotidiano do escritor mas, sobretudo, o modo como ele se via a si próprio, numa espécie de autobiografia filmada. Tendo como fundo sonoro os textos do escritor, as imagens são significativas de uma vivência que nunca abandonou a transmontana ruralidade agreste.

25 de janeiro

A Terra Antes do Céu (João Botelho, 2007)

Sinopse | Um encontro de artistas reunidos para celebrar a genialidade de Miguel Torga. Botelho filma o trabalho de compositores portugueses cuja música se inspira nos textos mágicos do escritor e nas passagens de “Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes)”. Uma curta metragem sobre a alma das pedras e das montanhas e sobre o coração e os olhos dos homens e dos animais que habitam o mundo inventado por Torga. Um mundo que desafia Deus e todos os homens.

Bichos (Companhia das Ideias, 2010)

Sinopse | Documentário produzido pela Companhia das Ideias sobre o clássico da literatura portuguesa “Os Bichos”, de Miguel Torga, universo desenhado em catorze contos, onde humanos e animais partilham características e também as vicissitudes da vida, colocando questões fundamentais sobre a sociedade e a própria existência.

FEVEREIRO

LEITURAS DE TORGA NO IPO

pela Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais, C.R.L.

4 de fevereiro

14h00 – 20h00

Colaboração: IPO Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE