Cidade

Coimbra: Estrada de Coselhas com circulação automóvel condicionada no sábado

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-02-2021

A intervenção na estrada de Coselhas, prevista na empreitada de requalificação do separador central do troço norte da Av. Fernão de Magalhães até à Casa do Sal, vai obrigar a um novo condicionamento de trânsito no próximo sábado, dia 6 de fevereiro. A circulação de veículos ligeiros e pesados, incluindo veículos de emergência médica, vai manter-se no sentido nordeste (Casa do Sal – Hospital), o trânsito será todo direcionado para a via que se encontra circulável e será efetuado o corte da via de acesso à estrada de Coselhas pela Circular Interna, bem como o acesso à via de circulação para a Casa do Sal (sentido sudoeste) no nó da estrada de Coselhas. A rotunda da Fucoli será o itinerário alternativo para a Casa do Sal e/ou estrada de Coselhas.

PUBLICIDADE

A obra em curso consiste na reformulação e melhoramento do passeio que dá continuidade aos passeios da Av. Fernão de Magalhães e rua Figueira da Foz, com a plantação de árvores e respetivas caldeiras, do lado nascente, já em curso. A empreitada prevê ainda a reformulação de infraestruturas elétricas e de telecomunicações, trabalhos de rede de drenagem, trabalhos de paisagismo e a execução do passeio em calçada. Tem a duração prevista de 45 dias e vai realizar-se no período diurno. 

PUBLICIDADE

A execução desta empreitada obriga ao condicionamento da circulação do trânsito no local, como a supressão da via da direita para permitir a segurança no decorrer dos trabalhos e garantir a circulação de peões naquele troço, nas devidas condições de segurança. Os trabalhos que estão a ser agora executados, no seguimento da intervenção em curso na estrada de Coselhas, e que obrigam a um novo condicionamento da circulação rodoviária, têm como objetivo a implantação de infraestruturas elétricas e de telecomunicações, na via pública (faixa de rodagem), para a passagem da rede aérea a rede subterrânea. 

Recorde-se que a intervenção está integrada na obra de requalificação do separador central do troço norte da Av. Fernão de Magalhães até à Casa do Sal, que visa melhorar as condições de segurança na circulação pedonal e criar uma via de acesso direto para veículos de emergência a caminho dos hospitais.

PUBLICIDADE

publicidade

A obra foi consignada, em agosto passado, à empresa Civibérica – Obras Civis, SA., por 677.764 euros (IVA incluído), com um prazo de execução de 330 dias. A empreitada pretende dar continuidade ao alargamento do lancil central na Av. Fernão de Magalhães, de 2m para 3m, entre a rua Padre Estevão e a Casa do Sal, substituindo-se os atuais lancis de betão com calçadinha por lancis de granito com relva. A intervenção contempla, ainda, a instalação de um sistema de rega, a colocação de novas árvores e a instalação de pavimento podotátil junto às passadeiras.

Na Casa do Sal, que é um ponto de entrada na cidade, mas também um ponto de circulação e permanência de peões – pela sua proximidade à estação ferroviária e pela existência de um jardim para lazer e convívio de crianças –, a intervenção visa eliminar os lugares de estacionamento do separador central – por razões de segurança – e reforçar a componente paisagística com o alargamento da área relvada e a colocação de novas árvores. A circulação pedonal será reforçada em locais mais seguros, como os separadores e os passeios laterais. Será, ainda, criada uma faixa de circulação para veículos de emergência na Casa do Sal, aproveitando a configuração atual do separador central.

A intervenção na Rua Figueira da Foz, que teve início em novembro passado, também faz parte da empreitada. O objetivo passou, pois, por colmatar a ausência de passeio em alguns pontos da rua Figueira da Foz, de forma a aumentar a segurança dos peões. Já na confluência com a Casa do Sal, no sentido descendente, está a decorrer o alargamento da faixa da direita, que dá acesso à estrada de Coselhas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE