Coimbra

Coimbra: ESTeSC é única escola portuguesa com certificação europeia na área da Perfusão Cardiovascular

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-06-2020

O Programa de Formação de Perfusionistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) – desenvolvido em parceria com o Centro de Cirurgia Cardiotorácica do CHUC – obteve reacreditação da parte do European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP).

PUBLICIDADE

A ESTeSC é a única instituição de ensino superior nacional a renovar esta certificação, que permite aos seus licenciados em Fisiologia Clínica e Cardiopneumologia realizar o exame de acesso à prática da Perfusão Cardiovascular em todo o espaço europeu.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 2012 que o Programa de Formação de Perfusionistas da ESTeSC é acreditado pela EBCP, entidade máxima na regulação do acesso à profissão de perfusionista na Europa. Num ano atípico – em que o contexto de pandemia impediu a realização da visita da comitiva de avaliação, prevista para abril – a EBCP decidiu pela renovação da certificação da ESTeSC pelo prazo de um ano, reconhecendo a qualidade da formação ministrada pela Escola. Desta forma, todos os licenciados em Fisiologia Clínica (ou pela antiga licenciatura em Cardiopneumologia) da ESTeSC que façam o complemento de formação no Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos CHUC poderão realizar o exame de certificação da EBCP, em novembro, ficando aptos ao desempenho da profissão em qualquer país da Europa.

Profissional altamente especializado, o perfusionista é um elemento essencial da equipa de cirurgia cardíaca, trabalhando com dispositivos que permitem manter vivo o paciente sempre que é necessário o suporte ou substituição das funções desempenhadas pelo coração e pulmões.

PUBLICIDADE

Ao ser acreditado pela EBCP, o programa de Formação de Perfusionistas da ESTeSC – coordenado pelos docentes Helder Santos e António Ribeiro – é também reconhecido pela European Association for Cardio-Thoracic Surgery, pela European Society for Cardiovascular Surgery e pela European Association of Cardiothoracic Anesthesiologists.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE