Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: Especialistas mundiais discutem as implicações da Covid-19 nos sistemas de climatização dos edifícios

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-04-2020

Manuel Gameiro da Silva, cientista da Universidade de Coimbra (UC) e vice-presidente da Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (REHVA, na sigla inglesa), vai participar, amanhã, 8 de abril, num seminário internacional sobre as implicações da Covid-19 nos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) dos edifícios, especialmente dos edifícios públicos.

PUBLICIDADE

O seminário resulta de um convite feito à REHVA pela Aliança de Inovação da China para Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (CAHVAC) para a organização conjunta deste evento. O debate, que tem lugar entre as 12h30 e as 13h30, hora portuguesa, pode ser acompanhado em direto em: http://m.edu.zhulong.com/live/see_live?id=16367 e http://jungreen.gensee.com/webcast/site/entry/join-9c31876781b645ec81285cce5ebeb0cd

PUBLICIDADE

publicidade

Neste seminário, especialistas da China e da Europa vão discutir questões sobre a operação e uso de sistemas técnicos de edifícios em áreas com um surto de Covid-19, visando a prevenção da propagação da doença por fatores associados aos sistemas de AVAC ou de distribuição de águas sanitárias, especialmente em edifícios públicos e comerciais (escritórios, escolas, centros comerciais, instalações desportivas, etc.).

No atual contexto de pandemia da Covid-19, Manuel Gameiro da Silva sustenta a posição da REHVA, que defende que é de suma importância, por exemplo, «em edifícios com ventilação mecânica, o alargamento dos períodos de operação dos sistemas de ventilação e fornecer o máximo de ar exterior que seja razoavelmente possível. O parâmetro chave é a quantidade de ar novo fornecido por pessoa. Se, por alteração do trabalho realizado no local, o número de colaboradores for reduzido, não se deve deixar concentrar os restantes colaboradores em áreas menores de trabalho, mas deve-se manter ou alargar o espaçamento entre eles, por forma a melhorar o efeito da limpeza pela ventilação».

PUBLICIDADE

Por outro lado, recomenda o especialista em climatização da UC, «as pessoas devem manter-se afastadas de locais lotados e mal ventilados. Em edifícios sem sistemas de ventilação mecânica é recomendado usar ativamente as janelas operáveis (mesmo mais do que o normal, apesar de causar algum desconforto térmico)».

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com