Cidade

Coimbra em Bruxelas para “vender” candidatura a Capital Europeia da Cultura

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-10-2019

A Semana Europeia das Regiões e Cidades (European Week of Regions and Cities) está a decorrer em Bruxelas até ao próximo dia 10 de outubro.

PUBLICIDADE

O evento tem como tema principal “Regiões e cidades: Pilares do Futuro da União Europeia”, mote que permitirá que os participantes demonstrem a sua capacidade de inovação nas mais de 300 sessões que incluem workshops, laboratórios participativos, debates, palestras e oportunidades de trabalho para os mais de 6000 participantes.

PUBLICIDADE

O grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 está presente no evento através do seu coordenador, Luís de Matos, e dos membros António Pedro Pita e Cristina Robalo Cordeiro.

A Semana Europeia das Regiões e Cidades é um evento anual de quatro dias, criado em 2003, e coorganizado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões. Esta 17ª edição, que se realiza em Bruxelas, de 7 a 10 de outubro, tem a participação da cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Este evento revela-se importante para a Câmara Municipal de Coimbra, pois é considerado o maior evento europeu de regiões e cidades, razão pela qual o grupo de trabalho da candidatura de Coimbra 2027 está presente, anuncia a autarquia em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.

A autarquia acrescenta que esta participação proporciona a oportunidade de aprofundar relações com agentes políticos, culturais e institucionais e refletir de forma integrada sobre a capacidade de coesão da União Europeia através da implementação de uma política regional com impacto na governação local, que se concretiza, nomeadamente, através da partilha de exemplos e boas práticas que levam a uma crescente cooperação entre países e regiões europeias.

Já nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro, a cidade de Leeds, no Reino Unido, vai organizar o Eurocities Culture Forum, um evento que se foca no tema da celebração da diversidade, usando a estratégia Leeds Culture Strategy 2017-2030 como ponto de partida para analisar a forma como a cidade empreende uma abordagem cultural inclusiva fortalecida pelas diversas parcerias estabelecidas com outros setores.

Coimbra também vai estar presente neste evento, com a participação de Luís Filipe Menezes, membro do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, que está a ser impulsionada pela Câmara Municipal.

Recorde-se que, a 5 de junho de 2018, o presidente da autarquia, Manuel Machado, apresentou a equipa responsável pela candidatura e salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados. É uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE