Coimbra

Coimbra e Waze cooperam para melhorar informação de trânsito em tempo real

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-09-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, uma proposta de adesão ao programa “Waze for Cities”, promovido pela Waze Mobile Ldt., uma empresa subsidiária da Google que fornece software de navegação por satélite. O objetivo é melhorar a informação de trânsito em tempo real, o que vai contribuir para a redução de congestionamentos de tráfego e respetivas emissões de dióxido de carbono.

PUBLICIDADE

A Waze Mobile Ldt. é uma empresa subsidiária da Google que fornece software de navegação por satélite, que suporta o Sistema de Posicionamento Global (GPS), que hoje tem já cerca de 130 milhões de utilizadores mensais.

A cooperação com a CM Coimbra pretende fornecer melhores informações de navegação passo a passo, tempos de viagem enviados pelo utilizador e detalhes de rota, enquanto faz a recolha de informações dependentes da localização através da rede móvel. O objetivo da autarquia, com esta parceria, é contribuir para a redução de congestionamentos de tráfego e respetivas emissões de dióxido de carbono.

PUBLICIDADE

publicidade

Este programa consiste na troca de dados, sendo que a Waze fornece informações em tempo real, anónimas, incidentes e congestionamentos, através de informações prestadas diretamente pelos próprios utilizadores das vias em tempo real; e a CM Coimbra vai fornecer informação em tempo real e informações prévias sobre construção e dados de constrangimentos programados à circulação.

Os serviços municipais consideram que a adesão do Município de Coimbra ao programa “Waze for Cities” vai constituir “uma mais-valia, na medida em que passará a disponibilizar publicamente informação sobre os constrangimentos programados, designadamente no âmbito das obras no espaço público, em particular das empreitadas do Sistema de Mobilidade do Mondego”, que vão trazer condicionamentos profundos em locais centrais da cidade. A informação disponibilizada passará a constar diretamente das plataformas Waze e Google Maps, assim como o Município poderá disponibilizar na sua página eletrónica o mapa da Waze ou transferir a informação para uma plataforma municipal própria.

PUBLICIDADE

A plataforma será apresentada publicamente, no dia 21, quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 14h30, numa conferência integrada na Semana Europeia da Mobilidade. 

Também ao nível da recolha de dados a CM Coimbra vai passar a ter acesso à ferramenta de armazenamento de dados “BigQuery” e à ferramenta de visualização de dados “Data Studio”, facilitando a interpretação e a comunicação dos dados, assegurando o acesso ao histórico dos dados de tráfego durante um ano ou até 1TB de dados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE