Coimbra

Coimbra e Serra da Estrela exigem conclusão do projeto do metro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-04-2014

As comunidades intermunicipais da Região de Coimbra e das Beiras e Serra da Estrela consideraram hoje “muito preocupante e inaceitável” o adiamento da conclusão das obras do projeto do Metro Mondego (MM) em Coimbra e no Ramal da Lousã.

PUBLICIDADE

Em conferência de imprensa, em Oliveira do Hospital, as duas comunidades defenderam o investimento no Sistema de Mobilidade do Mondego – MM e exigiram “que do projeto ‘Outros serviços públicos de transporte de passageiros a nível nacional’ sejam cativadas as verbas necessárias para o financiamento desta obra”.

Estas comunidades intermunicipais tomavam posição sobre o Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI3+) para o período de 2014-2020, que o Conselho de Ministros aprovou na semana passada.

PUBLICIDADE

Também hoje, o Movimento Cívico de Lousã, Miranda do Corvo, Coimbra e Góis anunciou que quer saber quais são os “custos exatos previstos” para a concretização do projeto do MM e se o Governo o candidatou a fundos europeus.

Na semana passada, também autarcas de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, bem como deputados do PS, tomaram posição sobre este assunto.

PUBLICIDADE

publicidade

Um grupo de deputados do PS exigiu saber como devem as populações interpretar as promessas do Governo sobre o metro, perante a exclusão do projeto da lista de investimentos prioritários.

Na sexta-feira, o ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, afirmou em Coimbra que o projeto já foi apresentado à Comissão Europeia como um dos projetos candidatos a fundos europeus.

Hoje, em Oliveira do Hospital, estas duas comunidades registaram “como positivas” as seguintes opções do Governo para a região: “requalificação da linha da Beira Alta, mantendo-a como troço integrante do corredor Aveiro/Vilar Formoso”, “aprofundamento da barra e canal de acesso e alargamento da bacia de manobras para receção de navios de maior dimensão, no Porto da Figueira da Foz”, “construção do IP3 – Coimbra/Viseu”, “programa ‘Portugal porta a porta’, visando criar um sistema de transportes públicos para os territórios de baixa densidade”.

Outras das suas reivindicações no setor ferroviário são “a requalificação do Ramal da Figueira da Foz – Pampilhosa, bem como a requalificação da linha da Beira Baixa / troço Guarda – Covilhã”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE