Coimbra

Coimbra e Mealhada apitam à REFER

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-05-2014

As câmaras de Coimbra e da Mealhada e a Refer (Rede Ferroviária Nacional) vão debater na quinta-feira a criação de um interface rodoferroviário na zona de interceção das linhas do Norte e da Beira Alta.

PUBLICIDADE

Na reunião, que decorrerá em Lisboa, será “discutida a criação da plataforma logística de mercadorias”, entre Coimbra e Mealhada, perto do ponto de encontro das ferrovias do Norte (Lisboa-Porto) e da Beira Alta (Figueira da Foz-Vilar Formoso), disse hoje o presidente do município de Coimbra, Manuel Machado.

O autarca falava aos jornalistas à margem da sessão de hoje da Assembleia Municipal de Coimbra, durante a qual anunciou a realização daquele encontro, que também servirá para debater a requalificação da estação ferroviária de Coimbra-B.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara de Coimbra e o Governo assinaram, há década e meia, um contrato de promessa para a remodelação da estação de Coimbra-B, mas entretanto não foi feito nada, disse o autarca, recordando que aquele compromisso foi estabelecido quando era primeiro-ministro António Guterres e ele próprio presidente da Câmara de Coimbra (cargo que ocupou entre 1989 e 2001 e para o qual foi reeleito nas últimas autárquicas).

“Precisamos de saber qual é a situação desse processo”, sustentou o autarca, que considerou indispensável e urgente a remodelação profunda da gare, também conhecida por Estação Velha e que ele faz questão de tratar por “apeadeiro velho”.

PUBLICIDADE

Sobre a plataforma logística de mercadorias, Manuel Machado também não sabe qual é “ponto da situação” do projeto, mas a reunião com a Refer também servirá para isso mesmo, sublinhou.

O interface rodoferroviário na zona de Coimbra/Mealhada é essencial não só para a região, como também para o país, sustentou o autarca, salientando que a infraestrura facilitará, por exemplo, a ligação aos portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE