Coimbra

Coimbra é a cidade da música entre 1 e 8 de fevereiro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-01-2020

A partir deste fim de semana e até dia 8 de fevereiro, Coimbra é a cidade da música.

PUBLICIDADE

Mais de 100 jovens pianistas dos quatro cantos do mundo e os melhores mestres do piano vão agitar Coimbra no âmbito do V Coimbra World Piano Meeting. A maioria dos concertos é de entrada livre. O programa é vasto e estende-se à Figueira da Foz e ao Sardoal.

V Coimbra World Piano Meeting, (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra) evento inédito que decorre, em Portugal, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV), irá realizar-se entre os dias 1 e 8 de fevereiro, e terá como palco principal a cidade de Coimbra, classificada como Património Mundial pela UNESCO. 

PUBLICIDADE

publicidade

A 5.ª edição vai acolher o maior número de participantes de sempre: mais de 100 inscritos – jovens pianistas com idades entre os 8 e os 40 anos -, oriundos de mais de 20 países da Europa, Ásia e América do Norte. 

O Concerto de Abertura, organizado em parceria com o Município de Coimbra, está marcado para dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento São Francisco, em Coimbra, e contará com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Jan Wierzba. No programa será homenageado o compositor Ludwig van Beethoven, no ano de  comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor alemão, nascido em dezembro de 1770.

PUBLICIDADE

Pela sua grande dimensão, o V Coimbra World Piano Meeting é considerado um evento único à escala mundial que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como, o maior número de jovens pianistas inscritos que representam mais de 20 nacionalidades. O programa também é vasto e, ao longo dos vários dias, decorrerão Masterclasses, diversos Concertos – dois deles sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras -, e uma Competição de Piano.

A deslocalização do encontro é outro ponto inovador do certame que, para além de Coimbra, acontece na Figueira da Foz (Prémio Internacional de Piano) e, no Sardoal (Concerto de Jovens Talentos).

De acordo com Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia A2DV: “A V edição do evento está a criar grandes expectativas na organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. Contaremos com mais de 100 participantes, com mais de 20 países representados, que durante vários dias agitarão a cidade de Coimbra, assim como os municípios parceiros da Figueira da Foz e Sardoal. É emocionante ver um evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida (que uma mão chegaria para contar) e que pouco mais tinha que o sonho, a atingir hoje a maioridade. Sentimo-nos abraçados pela cidade, por significativos parceiros institucionais, por distintas marcas nacionais e por um grupo impressionante de amigos que nos ajudam a construir. A equipa, este ano, está enriquecida para enfrentar novos desafios. Do ponto de vista artístico, esperamos concertos de primeira qualidade segundo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos.”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE