Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra diz que aumento de combustíveis custa à Câmara e aos SMTUC 6 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-03-2022

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra iniciou hoje a reunião do executivo referindo-se ao aumento dos preços dos combustíveis e considerando que as suas consequências serão mais graves do que as da pandemia. José Manuel Silva afirmou que ainda que a “fiscalidade dos combustíveis tem de ser revista” e apelou ao Governo para que crie “o gasóleo público” e o “gasóleo social’. 

PUBLICIDADE

“Numa primeira análise o aumento dos custos para a Câmara e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) será de cerca de 6 milhões de euros, o que origina uma equação impossível de resolver sem apoio do governo, um problema que se coloca a todas as Câmaras, como ainda hoje foi debatido na reunião das Comunidade Intermunicipais de Coimbra e Leiria”, disse o autarca. 

José Manuel Silva sustenta que “a fiscalidade sobre os combustíveis tem de ser revista” já que mais de 50% do preço dos combustíveis se deve a impostos. “Os combustíveis têm de deixar de ser olhados pelo Governo como uma galinha dos ovos de ouro para o orçamento do Estado, pois os elevados preços estão a matar a economia, as autarquias, as instituições e as pessoas”, argumentou, questionando: “porque é que, nos Açores e na Madeira os combustíveis são muito mais baratos do que no Continente?”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara de Coimbra espera que, o novo governo, após a tomada de posse, prepare um “um plano de apoio às autarquias, particularmente aquelas que, como Coimbra, asseguram transportes públicos coletivos”.

“Hoje assistimos a uma queda significativa do preço dos combustíveis, mas não é suficiente”, sublinhou o edil para quem “há agora a esperança de Bruxelas reduzir o preço do IVA da energia para 13%, mas também não é suficiente, pois o peso do imposto sobre os produtos petrolíferos é muito superior”.

PUBLICIDADE

“Propomos a criação, o mais rapidamente possível, de um chamado ‘gasóleo público’, para os transportes públicos, e de um ‘gasóleo social’, para fazer face ao enorme aumento dos custos com combustíveis dos transportes públicos, das IPSS e dos Bombeiros, que também transportam os utentes das suas habitações, instituições e da comunidade”, sugeriu José Manuel Silva.

Sobre este assunto, o autarca evidenciou também os efeitos dos aumentos dos combustíveis nos SMTUC. “Para continuarmos a dispor dos SMTUC e melhorarmos e ampliarmos o seu serviço, como é nossa intenção, a redução dos preços dos combustíveis é absolutamente vital. Este é também o momento de voltarmos a pedir e a instar as pessoas para se deslocarem mais de transportes públicos, com um duplo efeito benéfico, poupando combustível e melhorando o orçamento familiar e aumentado a utilização dos SMTUC, o que os tornará sustentáveis e permitirá melhorar a sua qualidade. Na grave crise energética e climática que enfrentamos, a utilização dos transportes públicos proporciona fortes benefícios a ambos os níveis”, incentivou José Manuel Silva. 

O apelo foi secundado pela vereadora Ana Bastos. “Segundo as estimativas de custos associados ao consumo, tendo por base diferentes cenários de evolução dos preços e da taxa de inflação, e os consumos habituais, conclui-se que caso o preço se mantenha nos moldes atuais, os SMTUC terão um aumento de custos que ultrapassarão os 2 milhões de euros, podendo facilmente atingir os 6 milhões se esta escalada de preços se mantiver. Enfrenta-se a mesma situação com o consumo de energia elétrica, onde se registam igualmente aumentos incomportáveis. Esta escalada de súbita da energia, a somar à perda de utilizadores, fruto da situação pandémica que se vive há 2 anos, põe os serviços de transporte em situação critica, onde importa angariar fundos, ao mesmo tempo que se deve refletir sobre formas para reduzir a despesa”. A também presidente do Conselho de Administração revelou que “está em preparação uma candidatura ao Fundo ambiental, a ser entregue até início de abril e que permitirá angariar algum suporte económico, de cerca de 1890 euros/autocarro”. 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com