Cidade

Coimbra deseja receber “charters de chineses”

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-07-2016

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu hoje, no seu gabinete, o embaixador da China em Portugal, Cai Run, e a sua comitiva, que chegaram ontem à cidade para a inauguração do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

IMG_7115 (Custom) (1)

O encontro serviu para reforçar o relacionamento entre a cidade de Coimbra e a República Popular da China, nomeadamente o fortalecimento da cooperação nas áreas da Economia, da Cultura e do Turismo. Os vereadores da CMC Carlos Cidade, Jorge Alves e Carina Gomes também participaram na receção ao diplomata chinês.

PUBLICIDADE

publicidade

Cai Run encontra-se em Coimbra, na companhia da sua esposa e do conselheiro cultural da Embaixada da China em Portugal, Shu Jianping.

“É um gosto muito grande receber-vos aqui”, salientou Manuel Machado, que explicou ao embaixador porque não esteve ontem presente na inauguração do Instituto Confúcio. “Ontem foi o dia da cidade de Coimbra e tivemos um programa muito complexo”.

PUBLICIDADE

Não me deram um minuto para fugir às festas”, afirmou Manuel Machado, sublinhando que foi também um dia importante pela celebração dos acordos de parceria entre a CMC e a Agência Portuguesa do Ambiente para o desassoreamento do Rio Mondego. Uma novidade que deixou Cai Run satisfeito. “As minhas felicitações pelas festas e pela assinatura dos acordos. Acompanhei os prejuízos causados pelas cheias e fico muito satisfeito com essa novidade”, respondeu o embaixador.  

Manuel Machado fez uma descrição da cidade e do potencial que ela tem na área económica, apelando a um reforço das relações Coimbra/China e solicitando o apoio da Embaixada da China em Portugal para a credenciação desses contactos. O presidente da CMC falou, então, da incubadora e aceleradora de empresas do Instituto Pedro Nunes, que considerou ser “o instrumento de atividade económica mais importante do concelho”, e também do iParque. “Estamos a acabar um centro tecnológico de acolhimento de empresas, que se encontra num local estratégico do país, a 200 km de Lisboa e 100 km do Porto”, referiu Manuel Machado, deixando claro o interesse de Coimbra em “acolher investimento e aproveitar as melhores relações com outros países”.

“As relações entre os nossos países encontram-se no melhor momento da sua história”, considerou, por sua vez, Cai Run, lembrando que Portugal é o “quinto maior destino de investimento chinês na Europa”. O embaixador da China concordou com o reforço das relações na área da economia e referiu ainda que o relacionamento com Coimbra tem “um grande potencial”, destacando as áreas da saúde e da educação – que cada vez se estão a desenvolver mais – e apelando a um reforço nas áreas do turismo e da cultura.

“O número de deslocações de chineses para Portugal tem vindo sempre a aumentar e há aqui todo um conjunto de oportunidades a aproveitar pelas duas partes”, referiu Cai Run, defendendo que esse número ainda vai aumentar mais, uma vez que a Beijing Capital Airlines vai passar a ter um voo direto para Portugal, no final deste ano, início do próximo. “Temos vontade de apresentar Coimbra aos turistas chineses e de que Coimbra apresente também Pequim aos turistas portugueses”, argumentou o embaixador.

Cai Run concluiu apelando também a um fortalecimento das ligações institucionais e manifestando o seu interesse em deslocalizar para Coimbra algumas das atividades dos eventos culturais que realizam em Portugal, como é o caso do Mês Cultural da China ou do Festival de Ano Novo Chinês, e ainda numa colaboração na realização do Mês Cultural de Portugal na China. Solicitações que tiveram o melhor acolhimento por parte do presidente da CMC. “Teremos todo o prazer”, afirmou Manuel Machado.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE