Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Somos Coimbra defende política de reindustrialização da cidade

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-09-2017

O candidato à Câmara do movimento independente ‘Somos Coimbra’, José Manuel Silva, defendeu hoje uma política de reindustrialização da cidade através de um pacto para o desenvolvimento e competitividade liderado pelo município.

PUBLICIDADE

josé manuel silva

“É evidente que [a reindustrialização] não decorre de um investimento direto da Câmara, mas de uma ação direta da Câmara na criação de condições para voltar a tornar o concelho de Coimbra atrativo e competitivo para o investimento empresarial”, disse à agência Lusa, durante uma visita à zona da Pedrulha, que já acolheu um grande parque industrial.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o candidato, Coimbra deixou de ser um concelho competitivo para atrair investimento empresarial “por inação da Câmara”, que tem um gabinete de apoio sem direção há dois anos.

O gabinete “não funciona e não apoia nenhum investidor nem qualquer tipo de investimento e tem lá uma série de processos bloqueados, nomeadamente do parque industrial de Eiras”.

PUBLICIDADE

“O município tem de criar efetivamente um verdadeiro gabinete que funcione, com quadros em número suficiente e que seja proativo na atração de investidores, na resposta às suas necessidades e na procura de soluções para aquilo que são os problemas que os empresários têm de resolver para se instalar”, defendeu.

José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, acusou ainda o atual presidente da autarquia, o socialista Manuel Machado, de ter bloqueado há quatro anos o Coimbra iParque, parque de ciência e tecnologia instalado em Antanhol.

“Com esta falta de vontade expressa de captar investimentos não há criação de emprego e há degradação das zonas que rodeavam os polos industriais, como é o caso do Loreto e Pedrulha”, salientou o candidato, acrescentando que se Coimbra não se reindustrializar vai “continuar a degradar-se e a decair como tem acontecido” nos últimos anos.

De acordo com José Manuel Silva, a Câmara tem repousado nos indicadores sociais, “que são acima da média, mas que decorrem da sorte de Coimbra ter uma boa universidade e um grande hospital”.

O candidato do movimento ‘Somos Coimbra’ lembrou que “outros concelhos têm uma enorme atividade empresarial” e vivemos “no mesmo país, com a mesma legislação e fundos europeus”.

“Por responsabilidade do presidente da Câmara de Coimbra foi menosprezado o investimento empresarial e isto é preciso mudar”, sublinhou.

José Manuel Silva defende que a “reindustrialização leva à requalificação dos espaços nas regiões periféricas da cidade e essa será uma das prioridades da candidatura Somos Coimbra”.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com