Empresas

Coimbra: Contador de Água Ultrassónico vence 2ª edição do Future City Challenge

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-09-2022

Contador de Água Ultrassónico foi o projeto vencedor da 2.ª edição do Future City Challenge, a competição que desafiou a comunidade de Coimbra a criar projetos inovadores que tenham impacto positivo na cidade e melhorem, assim, a vida dos habitantes. O Contador de Água Ultrassónico com comunicação LoRa e destacou-se entre os seis finalistas que expuseram os seus protótipos.

PUBLICIDADE

Com o apoio da equipa do Fikalab, as seis equipas selecionadas desenvolveram os seus protótipos, tirando partido da The Things Network, uma rede sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network), segura e gratuita, com uma cobertura significativa em Coimbra e apropriada para projetos IoT.

O Contador de Água Ultrassónico foi o projeto vencedor da segunda edição do Future City Challenge, e tem como objetivo medir o consumo de água de forma não-invasiva e com elevada precisão, enviando os dados para uma plataforma.

PUBLICIDADE

“A contagem da água, especialmente hoje em dia, afeta muitas famílias portuguesas. Com estes contadores ultrassónicos, damos o primeiro passo para combater gastos desnecessários e mostrar à comunidade em tempo real quanto gastam e quais os picos de gasto. Os dados são geridos e apresentados atualmente numa plataforma IoT gratuita e totalmente segura, introduzindo inovações tecnológicas tais como alertas em tempo real de valores de consumos fora do esperado. Esta solução integrada pode mudar o futuro da cidade de Coimbra“ afirmam os autores do projeto, André Rodrigues, Carlos Estevão e Gheorghii Casian.

“Estas primeiras duas edições vieram comprovar a qualidade e grande capacidade dos nossos candidatos para desenvolverem projetos inovadores que realmente podem ajudar a cidade de Coimbra. Na Critical Software, sempre nos preocupámos com a comunidade e sentimos que aqui conseguimos ajudar a nossa cidade.” afirma Gonçalo Silva, responsável pelo Fikalab.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os restantes cinco finalistas estiveram plataformas mais focadas na área de monitorização de transportes e estacionamentos como a Bus o’clock, que localiza e partilha a localização de autocarros em tempo real, exibindo os dados em painéis digitais e a Compass Hotspot, que indica rotas de passagem interativas para promoção do turismo, da segurança e do ambiente.

Na área de Energia foram escolhidos o Climat(W)ize, que recomenda ações para manter a casa confortável, segura e sustentável, reduzindo as emissões de carbono, o Energy Control for Common Energy Usage ECCEU, que controla cargas elétricas distribuídas em função da disponibilidade de potência de uma instalação elétrica e a Greenify Your Streets (in a Better Way), que otimiza o consumo de água na irrigação de espaços verdes e adapta a iluminação pública à visibilidade do momento.

O vencedor foi anunciado na cerimónia que decorreu na sexta-feira, dia 9, em Coimbra, e a equipa vencedora recebeu um prémio de 5000€ oferecido pela Critical Software, além do acesso a três meses de incubação no Nest Collective, incluindo mentoria e utilização dos seus espaços e serviços e de um ano de acompanhamento do projeto e experimentação na Cidade de Coimbra, pelo #CoimbraCityLab do Município de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE