Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra compra 4 viaturas 100% elétricas para limpeza urbana

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-12-2019

Coimbra compra quatro viaturas 100% elétricas para limpeza urbana

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) adquiriu quatro viaturas 100% elétricas para limpeza urbana, num investimento de cerca de 180 mil euros, cofinanciados em cerca de 35 mil euros pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente. Este reforço de meios integra-se na estratégia de requalificação ambiental do Centro Histórico – Alta e Baixa – onde estes veículos, de dimensão reduzida, sem emissão de gases ou produção de ruídos, serão utilizados para melhorar o sistema de recolha de resíduos.

PUBLICIDADE

publicidade

O Centro Histórico de Coimbra tem verificado, nos últimos anos, um aumento de moradores e visitantes, facto ao qual não será alheia a classificação pela UNESCO da Universidade, Alta e Sofia como Património Mundial, assim como a promoção e dinamização de vários eventos culturais, desportivos e turísticos. 

Perante esta maior pressão urbana e a singularidade do espaço, que se carateriza pela sinuosidade dos arruamentos, a CM Coimbra candidatou a compra de quatro viaturas 100% elétricas de limpeza urbana ao cofinanciamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente. O custo total destes equipamentos é de 176.738,70 euros e o cofinanciamento do Orçamento do Estado chegou aos 35.922,50 euros.

PUBLICIDADE

Este reforço de meios será utilizado para melhorar o sistema de recolha de resíduos urbanos no Centro Histórico, com repercussão direta na imagem do espaço público. Quer pela dimensão reduzida, quer pela ausência de emissão de CO2 para a atmosfera e baixos níveis de ruído, estes veículos mostram-se adequados às caraterísticas físicas e humanas daquelas zonas, que justificam especial atenção e cuidado.

A compra de veículos 100% elétricos representa evidentes benefícios para o meio ambiente, com a CM Coimbra a contribuir para a diminuição da poluição ambiental e sonora no miolo da cidade, além da inerente poupança em combustível. Os quatro veículos dispõem de caixas de recolha de resíduos basculantes e, dois deles, apresentam sistemas de lavagem por alta pressão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com