Cidade

Coimbra comparticipa custo social dos transportes com mais 1 milhão de euros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-06-2020

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para mais uma comparticipação financeira no custo social dos transportes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), no valor de 1.114.152,66 euros, referente ao duodécimo de maio e junho de 2020.

PUBLICIDADE

Estas são transferências habituais tendo em consideração que a CM Coimbra suporta integralmente o custo social dos transportes, sem receber quaisquer subsídios de apoio do Estado.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra continua a investir no melhoria e otimização do serviço público de transportes urbanos em várias vertentes, que vão desde a expansão da rede, à contratação de motoristas e à aquisição de veículos.

Recorde-se que, ainda no passado dia 12 de maio, a CM Coimbra adjudicou cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., por 2,4 milhões de euros, e em fevereiro passado, adjudicou nove miniautocarros e respetivas baterias, pelo valor de 2,8 milhões de euros. Antes disso, nos últimos seis anos, a autarquia reforçou a frota com 52 viaturas: 36 autocarros (10 elétricos), 14 miniautocarros (2 elétricos e 2 híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros. O objetivo da autarquia é, pois, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da aquisição de veículos, a CM Coimbra está também a reforçar o serviço público de transportes urbanos através da expansão da rede e da contratação de motoristas. Ainda no passado mês de março, a autarquia abriu concurso para a admissão de 20 novos assistentes operacionais, com a função de motorista, e admitiu, no passado dia 6 de janeiro, 16 novos motoristas para os SMTUC. Ao todo, desde 2018, a autarquia já terá admitido 54 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros.

Além disso, no passado mês de fevereiro, a autarquia aprovou a expansão e melhoria da rede dos SMTUC para a zona nordeste do concelho, com um reforço da oferta nas localidades de Cova do Ouro, Lordemão, Redonda e Serra da Rocha. Antes, em dezembro de 2020, entraram em funcionamento cinco novas linhas que a autarquia preparou para expandir a rede dos SMTUC, que chegam agora a várias localidades do concelho, nomeadamente Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego.

Recorde-se ainda que estes custos são suportados integralmente pela autarquia, sem receber quaisquer subsídios de apoio do Estado, ao contrário de Lisboa e o Porto, por exemplo, à exceção da aquisição de autocarros elétricos que é financiada por fundos comunitários.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE