Cidade

Coimbra comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-04-2014

No intuito de se associar à efeméride do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o tema “Lugares de memória”, a Câmara Municipal de Coimbra promove, nos dias 12, 13 e 15 de abril, atividades que envolvem o mais relevante património construído e monumental do centro histórico da cidade, designadamente, o Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado), a Casa da Escrita, o Edifício da Inquisição e a Casa Museu Miguel Torga.

PUBLICIDADE

Assim, no dia 12 de abril (sábado), a partir das 14:30, na Casa da Escrita, sob o mote “espaço de memórias”, os cidadãos são convidados a conhecer o espaço municipal (inscrição prévia obrigatória, até 11 de abril, para o endereço eletrónico museu.municipal@cm-coimbra.pt – mínimo 10 e máximo 25 participantes).

Na Casa Museu Miguel Torga, será inaugurada, às 16:00, a Exposição “Miguel Torga – Um percurso para a Liberdade”, onde será disponibilizado ao público um acervo documental inédito sobre momentos da vida de Miguel Torga antes do 25 de abril de 1974.

PUBLICIDADE

Às 16:30, também neste dia, está programada uma visita ao Edifício da Inquisição (sito no Pátio da Inquisição), sob o mote “memória dos Judeus de Coimbra” (inscrição prévia obrigatória, até 11 de abril, para o endereço eletrónico museu.municipal@cm-coimbra.pt – mínimo 10 e máximo 25 participantes).

No dia 13 de abril (Domingo), a Coleção Telo de Morais (Museu Municipal|Edifício Chiado) estará aberta a visitas livres, das 10h às 18h, sem marcação prévia. Dentro da programação, o espaço museológico promove a iniciativa “Exploradores do Museu Municipal”, com o objetivo de permitir ao público mais jovem (re)descobrir o Edifício Chiado. Público-alvo: famílias (crianças entre os 4 e os 10 anos).

PUBLICIDADE

publicidade

A encerrar as comemorações, no dia 15 de abril (terça-feira), está programada uma visita guiada, intitulada “A Alta de Coimbra e a Memória da(s) Liberdade(s)”, com o objetivo de recordar os diferentes momentos e personalidades que, ao longo de mais de dois mil anos, lutaram pela liberdade civil, religiosa, cultural, literária, etc. O ponto de encontro é às 15:00, em frente ao Museu Machado de Castro. As inscrições devem ser feitas até 11 de abril, para o endereço eletrónico museu.municipal@cm-coimbra.pt – mínimo 10 e máximo 25 participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE