Coimbra

Coimbra: Cluster da saúde é aposta do município para a recuperação da Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-08-2020

O setor da saúde é um dos eixos fundamentais para a recuperação económica e social da Região de Coimbra por se tratar de “um importante polo de desenvolvimento do país e da Região de Coimbra, em particular, sendo a cidade de Coimbra frequentemente apelidada pela “cidade da saúde”.

PUBLICIDADE

Na sessão de câmara de Coimbra foi dado a conhecer o conteúdo das propostas de recuperação a inserir no documento da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que foi discutido no dia 10 em Conselho Intermunicipal, com os 19 autarcas.

PUBLICIDADE

“Na atual situação de pandemia, o setor da saúde esteve na linha da frente e o SNS enfrentou, com sucesso, o seu maior desafio de sempre, a acrescer aos outros com que já se deparava, designadamente o subfinanciamento crónico, o aumento da esperança de vida, o envelhecimento da população e, em consequência disso, a prevalência das doenças crónicas.

No documento, que segundo Manuel Machado estará a ser entregue hoje ao Governo, a CMC destaca que Coimbra maior centro hospitalar e universitário do país; a reputação dos nossos hospitais vai além fronteiras, tal como a qualidade das nossas estruturas físicas e humanas e a excelência dos nossos centros de investigação clínica que são fatores que contribuem para que a Região de Coimbra se destaque a nível nacional, mas também no panorama internacional neste setor.

PUBLICIDADE

publicidade

“A saúde é uma marca de Coimbra conlui e reafirma que “para não se perder a força deste cluster, é premente avançar, na Região de Coimbra, com uma série de investimentos na área da saúde há muito tempo identificados como absolutamente necessários”.

Centro de Saúde de Celas

As prioridades do municipio são a “construção da nova maternidade de Coimbra,  construção do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães, requalificação do Centro de Saúde de Celas, requalificação do edifício designado por “Casa da Criança” para a instalação da Extensão de Saúde de Taveiro e a reclassificação do Hospital dos Covões e da respetiva urgência hospitalar, dado que a Região de Coimbra precisa de dois hospitais centrais, como já teve no passado.

É também defendido pelo municipio de Coimbra que, na Região de Coimbra, deverá ser cirado um de um cluster de saúde em termos de produção de medicamentos inovadores e dispositivos médicos, em articulação com os centros de investigação científica da Universidade e Politécnico de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes. A Olympus, empresa líder na área de equipamentos médicos, está a instalar-se no IParque, em Coimbra; a Bluefharma, indústria farmacêutica, S.A está em fase de alargamento das suas instalações, em Coimbra, podendo estes investimentos que já estão em fase de concretização alavancar outros e atrair investimento estrangeiro, criando postos de trabalho altamente qualificados, permitindo reter e fixar os jovens formados nas instituições de ensino superior da cidade.

A vereadora socialista Regina Bento afirmou que não se esgota neste contributo para as propostas da CIMRC, o contributo da Câmara de Coimbra para a recuperação local, regional e nacional.   Aeroporto da Região Centro é disso exemplo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE