Cidade

Coimbra tem cinco novos sapadores florestais

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-07-2016

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou, esta quinta-feira, os contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado de cinco novos funcionários da autarquia que vão desempenhar funções de Sapadores Florestais.

PUBLICIDADE

b23497cc-2f09-480f-a474-608d03964807

Com a entrada destes elementos, o Serviço Municipal de Proteção Civil passa a dispor de uma equipa de sapadores florestais integrada no quadro da CMC, o que contrasta com a anterior situação, em que os operacionais que desempenharam estas funções estavam vinculados por contratos de trabalho renováveis.

PUBLICIDADE

publicidade

Dirigindo-se aos novos funcionários, o presidente da CMC afirmou que a missão que agora iniciam “não é servir o Manuel Machado, o diretor ou a chefe; o único fim, o fim primeiro, é servir o interesse público e a comunidade municipal”.

O autarca recordou que, “neste mandato, são os primeiros que entram como efetivos no quadro da Câmara Municipal de Coimbra; estava proibido por lei e agora houve uma brecha que se aproveitou”. “São os primeiros, espero que sintam orgulho na vossa missão e que o façam com êxito”, concluiu.

PUBLICIDADE

A entrada destes cinco sapadores florestais constitui uma mais-valia para o Município, que fica dotado de meios para garantir ações de gestão de combustíveis florestais no sentido de estabelecer as faixas de proteção legalmente definidas na proximidade das habitações, aglomerados urbanos ou nos caminhos e estradas municipais.

A equipa de sapadores florestais desenvolverá as suas tarefas prioritariamente nas áreas municipais. Mas tem também capacidade para atuar em espaços privados, por incumprimento dos seus proprietários, quando verificados os pressupostos legalmente estabelecidos.

A CMC renova desta forma uma estrutura essencial para as missões de proteção civil pela qual é responsável e que constituem um importante fator para a garantia das condições de segurança dos seus cidadãos ao nível do risco de incêndio florestal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE