Coimbra

Coimbra: Ciência todo o ano e para todos no Exploratório

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-09-2020

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra dá início esta quinta-feira, dia 1 de outubro de 2020, a uma nova temporada na sua programação, apresentando novas propostas, dando continuidade a alguns projetos e retomando atividades emblemáticas. Sob o lema Ciência todo o Ano e de portas abertas todos os dias da semana, num horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, o Exploratório apresenta novidades: Antes ou depois da escola, atividades de exploração de ciência para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, em manhãs ou tardes durante a semana, e mais um espaço aberto à exploração de ciência nas suas diversas vertentes e por um público alargado, o Family Lab.

PUBLICIDADE

20

Três meses depois da reabertura, com um programa fundamentalmente voltado para o exterior – A Ciência sai à Rua – a que correspondeu uma excelente resposta do seu público, o Exploratório dá início no dia 1 de outubro de 2020 a uma nova temporada, esta sob o lema Ciência todo o Ano. De portas abertas todos os dias da semana, num horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e no cumprimento de todas as medidas de segurança decretadas pela Direção-Geral da Saúde, os responsáveis pela direção do Exploratório têm como grande objetivo manter e alargar uma relação cada vez mais próxima com todo o seu público.

PUBLICIDADE

É assim que, entre as inúmeras propostas para esta nova temporada, apresenta uma atividade destinada a responder às necessidades de muitas famílias com filhos em idade escolar: Antes ou depois da escola… Vamos para o Exploratório! Ciência lá Fora e cá Dentro, direcionada a crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos. Entre as novidades, encontra-se ainda um novo espaço de exploração de ciência, o Family Lab, que irá funcionar num primeiro momento com construções K’Nex, acolhendo a Hora K’Nex aos sábados.

Entre as ofertas sempre disponíveis no horário de funcionamento do Exploratório, encontram-se, para além deste novo Family Lab, a exposição Bichos de Pata Articulada, a Pedalada de Ciência e o Sair da Casca, bem como os espaços Science Photo Gallery e MicroScience Photo Gallery. No que respeita às atividades programadas e com agendamento, ao novo Antes ou depois da escola, juntam-se as sessões Hemispherium, com cinema a 360 graus, em matinés (sábados, domingos e feriados, às 17h00) e manhãs infantis (em fins de semana alternados, às 11h00), regressam as sessões Explorastórias (dois domingos em cada mês, às 11h00), o espetáculo Ora Bolas! Ciência em palco (primeiro sábado do mês, às 17h00), a Hora K’Nex (sábados, às 16h00) e as atividades O que comem os nossos bichos? (domingos, às 16h00) e Pais não venham cedo (último sábado de cada mês, das 20h30 às 23h30).

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta nova temporada de programação, prosseguem ainda as duas sessões de conversas do Exploratório: Pontos nos iii – Science Beer Talks, na primeira quarta-feira do mês, às 18h30, com investigadores do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, e Conversar é o Melhor Remédio – Médicos na Exposição, no terceiro sábado do mês, às 18h00, em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE