Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-04-2018

 A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, efeméride que este ano é dedicada ao tema “Património Cultural: de geração em geração” e que se comemora amanhã, quarta-feira, 18 de abril.

PUBLICIDADE

A autarquia possibilitará a entrada gratuita nos núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra e disponibilizará uma visita guiada centrada na arquitetura, uma oficina para o público infanto-juvenil, uma visita à exposição patente na Torre de Almedina e uma visita pedonal aos principais pontos de atração turística com complemento de áudio-guias.

PUBLICIDADE

publicidade

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se no dia 18 de abril, por proposta do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património aprovada pela UNESCO, em 1983. A efeméride foi criada com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Deste modo, celebrando o património nacional, comemora-se também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Com o conjunto de iniciativas que levará a cabo, a Câmara Municipal de Coimbra dará a conhecer aos munícipes a identidade cultural da cidade, em associação com as potencialidades turísticas do património local, indo ao encontro de públicos de diferentes faixas etárias, na tentativa de corresponder à proposta do ICOMOS, que pretende celebrar os benefícios de uma relação saudável entre as diferentes gerações e o desenvolvimento sustentável do turismo e do património cultural.

A CMC preparou diversas iniciativas, algumas sujeitas a inscrição prévia, dirigidas a um público diversificadO.

18 de abril, quarta-feira

Das 10h00 às 15h00

Oficina “Somos ricos sem saber, de uma herança sem fim! Vamos lá conhecer o Património? SIM!”

Oficina sobre Património, no Edifício Chiado, cujo público-alvo são as crianças que frequentam jardim-de-infância e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O acesso é gratuito, sujeito a inscrição, através do telef. n.º239 840 754. Requer um mínimo de 5 e um máximo de 25 participantes.

Das 10h00 às 16h00

Percurso pedonal com áudio-guias

Percurso pedonal pela cidade, com recurso aos áudio-guias, o qual permitirá identificar monumentos e conhecer, com detalhe, os principais pontos de atração turística da cidade. Os equipamentos, de acesso gratuito, encontram-se disponíveis no Edifício Chiado.

Das 10h00 às 17h30

Acesso livre aos núcleos do Museu Municipal de Coimbra

São quatro os núcleos museológicos: Edifício Chiado (Coleção Telo de Morais, visitável das 10h00 às 18h00) Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada, visitável das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e a Torre de Anto (Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, visitável das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

15h00 | Visita guiada

“Arquitetos e Arquitetura Contemporânea”

Visita guiada que explora a evolução da zona ribeirinha, desde o século XX à atualidade, focando aspetos artístico-culturais e nomes da arquitetura portuguesa envolvidos neste processo.

Inscrição obrigatória (T. 239702630), gratuita, limitada a 30 participantes.

15h00 | Visita acompanhada à exposição “Cidades Novas Medievais”

Visita acompanhada à exposição temporária “Cidades Novas Medievais”, na Torre de Almedina, por Luisa Trindade, comissária científica da exposição. A iniciativa dirige-se ao público escolar (níveis secundário e universitário) e geral.

A inscrição é gratuita, através do telefone n.º 239 840 754. Requer um mínimo de 5 e um máximo de 25 participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com