Coimbra

Coimbra capacita profissionais para formar médicos em situação de guerra na Ucrânia (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-01-2023

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou esta terça-feira, 10 de janeiro, o curso “Advanced Critical Care Transfer Simulation Course”. Uma formação que resulta da parceria entre o Centro de Simulação Biomédica (CSB) do CHUC e o Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos (OM).

PUBLICIDADE

O encerramento desta ação formativa em transporte de doentes críticos contou com a presença do ministro da  Saúde, que salientou  a importância da iniciativa, num “importante sinal que a OM e o país dão de solidariedade com o povo ucrâniano”.

Manuel Pizarro destacou o “compromisso claro entre a OM e o Governo para concretizar a ida até ao território ucraniano de profissionais capazes de formar médicos” daquele país.

PUBLICIDADE

O objetivo do curso ” é melhorar o desempenho das equipas de resposta rápida ucranianas, promovendo a melhoria do seu desempenho no transporte das vítimas de guerra entre o local da ocorrência e as unidades de saúde ou entre instituições hospitalares”, esclarece Mafalda Ramos Martins, Diretora do CSB do CHUC.

Esta ação, que contou com “15 formandos médicos de norte a sul do país, alguns portugueses e outros  luso-ucrânianos”, foi coordenada por Vítor Almeida do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos e envolveu a Cruz Vermelha Portuguesa, o INEM, bem como formadores médicos do CHUC”, adianta.

PUBLICIDADE

publicidade

Mafalda Ramos Martins realça que “todos estes médicos em formação fizeram previamente um curso de formação em simulação, realizado no Centro de Simulação do CHUC, e um curso de TC3 (Technical Combat Casuality Care) com o objetivo de não só melhorarem as suas competências na abordagem de vítimas de guerra como para posterior formação de profissionais ucranianos”.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE