Coimbra

Coimbra Business School dá formação a líderes durante caminhada pela natureza

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 20-06-2021

A Coimbra Business School (CBS) vai reproduzir em Portugal metodologias do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade da Califórnia para a formação de líderes e executivos, com a realização de um dia de caminhada pela natureza.

PUBLICIDADE

A iniciativa está marcada para o dia 03 de julho, um sábado, e tem como ponto de partida o Terreiro das Bruxas, na Lousã, pelas 09:30.

“Durante um dia de caminhada pela natureza, dirigentes, executivos e líderes empresariais irão desenvolver novas capacidades comportamentais para usar na gestão dos seus negócios, ligando liderança e sustentabilidade”, refere a CBS em comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

“Trilhos de Liderança” é uma formação em ambiente natural que resulta de uma parceria entre a CBS e a rede de escolas do DeROSE Method.

Contando com especialistas em desempenho, liderança e orientação de executivos e respetivas equipas, a iniciativa destina-se a líderes, dirigentes e executivos de várias áreas de negócio que, naquele dia, “vão poder adquirir novas capacidades de liderança através de um treino intensivo na Serra da Lousã”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Através de uma abordagem biomimética – a ciência que estuda os padrões da natureza e os usa como inspiração para encontrar novas soluções para os problemas das empresas e da sociedade – os líderes poderão aproximar-se, atenta e conscientemente, a um meio envolvente que não costuma ser o seu”, afirma na nota Ana Paula Queiroga, docente especialista na área da liderança e coordenadora do curso.

Segundo a responsável, “a observação das estratégias naturais presentes num ecossistema como o da Serra da Lousã irá permitir aos participantes replicá-las na sua gestão empresarial diária, assim como na sua vida pessoal”.

A nota refere que a escolha da Serra da Lousã para a formação faz parte de um propósito: “O desafio à zona de conforto dos participantes”.

Ana Paula Queiroga afirma que é em ambientes muitas vezes desconfortáveis, ou inesperados, “que um líder se consegue distanciar de convenções pré-estabelecidas e salientar a sua capacidade para tomar decisões diferentes daquelas que tomaria habitualmente”.

“Este trilho pela natureza será um excelente incentivo para o desenvolvimento pessoal, de disciplina e de espírito de equipa”, afirma.

Durante a iniciativa, “serão desenvolvidas as principais ‘skills’ de cada líder, num contexto de biomimética”, explica a coordenadora do curso.

“Nesta caminhada vamos poder observar, refletir e replicar na vivência individual de cada gestor uma perspetiva diferente de liderança, mais ágil e mais adaptativa, capaz de enfrentar um mundo cada vez mais volátil e complexo”, remata.

A Coimbra Business School é a primeira instituição portuguesa a realizar o curso “Trilhos de Liderança”, que integra resultados de estudos relacionados com a neurociência do MIT e da Universidade da Califórnia.

“Enquanto escola de negócios e de ciências empresariais, a Coimbra Business School está focada em inovar e melhorar a formação de executivos. Esta será uma caminhada de líderes de empresas e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para adquirir novas competências num cenário singular”, afirma o presidente, Pedro Costa, citado no comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE